Conselhos, assembleias e gestão colegiada : democracia se aprende na escola?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61238 |
Resumo: | Esta investigação busca desenvolver uma reflexão crítica sobre as possibilidades de aprendizagem da democracia nas escolas. Em particular, a partir de um estudo de caso, este trabalho tem o objetivo de perceber com mais profundidade a efetividade das atividades democráticas em curso numa escola privada associada ao Movimento da Escola Moderna (MEM) português, a partir dos dados de um questionário online respondido pelos professores responsáveis pela sua implementação. Para tanto, esta dissertação foi dividida em duas partes organizadas da forma que segue: na primeira parte foi realizado o enquadramento teórico da investigação; no primeiro capítulo foram debatidas teorias de autores clássicos internacionais da pedagogia republicana do final do século XIX e início do XX (conhecida como Educação Nova), bem como as suas repercussões na pedagogia portuguesa; no segundo capítulo foram apresentadas as bases teóricas do MEM, a partir de teses do seu principal expoente francês, até chegar ao modelo pedagógico atual deste movimento em Portugal, o qual agrega reinterpretações das propostas freinetianas a contribuições da Pedagogia Institucional, da Pedagogia Culturalista e de teorias mais recentes de democratização escolar. Por seu turno, na segunda parte deste trabalho foi apresentado um estudo empírico, sendo que no terceiro capítulo foram desenvolvidas reflexões sobre documentos pedagógicos da escola d’A Voz do Operário (Graça, Lisboa), complementadas por apontamentos da observação participante realizada naquela instituição educativa. Na sequência, no quarto capítulo, foi desenvolvida uma análise das opiniões dos professores da referida comunidade de aprendizagem, a qual implementa o modelo pedagógico do MEM português, reitere-se, com vista a perceber quais as suas visões acerca da efetividade das atividades democráticas propostas por este modelo. Em última análise, conclui-se, com base na investigação realizada, que há possibilidades da democracia ser aprendida na escola, desde que a partir do exercício regular e cotidiano de atividades que a potenciem, nomeadamente aquelas propostas pelo MEM. |
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Conselhos, assembleias e gestão colegiada : democracia se aprende na escola?Escola ModernaDemocratização da educaçãoEducação novaDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta investigação busca desenvolver uma reflexão crítica sobre as possibilidades de aprendizagem da democracia nas escolas. Em particular, a partir de um estudo de caso, este trabalho tem o objetivo de perceber com mais profundidade a efetividade das atividades democráticas em curso numa escola privada associada ao Movimento da Escola Moderna (MEM) português, a partir dos dados de um questionário online respondido pelos professores responsáveis pela sua implementação. Para tanto, esta dissertação foi dividida em duas partes organizadas da forma que segue: na primeira parte foi realizado o enquadramento teórico da investigação; no primeiro capítulo foram debatidas teorias de autores clássicos internacionais da pedagogia republicana do final do século XIX e início do XX (conhecida como Educação Nova), bem como as suas repercussões na pedagogia portuguesa; no segundo capítulo foram apresentadas as bases teóricas do MEM, a partir de teses do seu principal expoente francês, até chegar ao modelo pedagógico atual deste movimento em Portugal, o qual agrega reinterpretações das propostas freinetianas a contribuições da Pedagogia Institucional, da Pedagogia Culturalista e de teorias mais recentes de democratização escolar. Por seu turno, na segunda parte deste trabalho foi apresentado um estudo empírico, sendo que no terceiro capítulo foram desenvolvidas reflexões sobre documentos pedagógicos da escola d’A Voz do Operário (Graça, Lisboa), complementadas por apontamentos da observação participante realizada naquela instituição educativa. Na sequência, no quarto capítulo, foi desenvolvida uma análise das opiniões dos professores da referida comunidade de aprendizagem, a qual implementa o modelo pedagógico do MEM português, reitere-se, com vista a perceber quais as suas visões acerca da efetividade das atividades democráticas propostas por este modelo. Em última análise, conclui-se, com base na investigação realizada, que há possibilidades da democracia ser aprendida na escola, desde que a partir do exercício regular e cotidiano de atividades que a potenciem, nomeadamente aquelas propostas pelo MEM.This investigation seeks to develop a critical reflection on the possibilities of learning democracy in schools. In particular, based on a case study, this work aims to understand in more depth the effectiveness of the democratic activities underway in a private school associated with the Portuguese Modern School Movement (MEM), based on data from an online questionnaire answered by the teachers responsible for its implementation. To this end, this dissertation was divided into two parts organized as follows: in the first part, the theoretical framework of the investigation; in the first chapter, theories of international classic authors of late 19th century republican pedagogy and early 20th century (known as New Education) were discussed, as well as its repercussions in Portuguese pedagogy; in the second chapter, the theoretical bases of the MEM were presented, based on theses of its main French exponent, until arriving at the current pedagogical model of this movement in Portugal, which adds reinterpretations of Freinetian proposals to contributions from Institutional Pedagogy, Culturalist Pedagogy and more recent theories of school democratization. In turn, in the second part of this work an empirical study was developed, whereas the third chapter presented reflections on pedagogical documents from A Voz do Operário school (Graça, Lisbon), complemented by notes from participant observation carried out at that educational institution. Subsequently, in the fourth chapter, an analysis of the opinions of teachers from the aforementioned learning community was developed, as a means to understanding what their views are regarding the effectiveness of the proposed democratic activities by the referred model. Ultimately, it is concluded, based on the investigation carried out, that there are possibilities for democracy to be learned at school, as long as there is regular and daily exercise of activities that enhance it, namely those proposed by the MEM.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRocha, Renzo Lima2023-12-12T14:54:41Z20232023-10-162023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:21:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:55.133075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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