Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/44660 https://doi.org/10.14195/0872-2110_60 |
Resumo: | Como é do conhecimento geral, o ensino das Línguas Clássicas tem vindo a perder expressão no contexto português. A recente oficialização da disciplina de “Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas” para o Ensino Básico, como oferta de escola, veio ajudar a revitalizar o interesse nesta área. Consequentemente, têm sido promovidas algumas iniciativas de formação para apoiar os professores envolvidos. Este foi, assim, um dos principais objetivos subjacentes à criação das Oficinas de Didática do Latim, que se realizaram em e-learning e agregaram professores de todo o país. Neste trabalho, apresenta-se em detalhe um dos produtos destas Oficinas, mais concretamente um conjunto de materiais e recursos especialmente dirigido a Clubes e Projetos de Escola. Além disso, a título de exemplo, também se avança com possibilidades de didatização, tendo em conta as Metas Curriculares definidas para algumas disciplinas de 5.º ano, numa perspetiva de interdisciplinaridade. |
id |
RCAP_8fa7a7098dfaa078ad2eca9964990a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/44660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursosDidática do LatimFormação de ProfessoresFormação contínuaComo é do conhecimento geral, o ensino das Línguas Clássicas tem vindo a perder expressão no contexto português. A recente oficialização da disciplina de “Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas” para o Ensino Básico, como oferta de escola, veio ajudar a revitalizar o interesse nesta área. Consequentemente, têm sido promovidas algumas iniciativas de formação para apoiar os professores envolvidos. Este foi, assim, um dos principais objetivos subjacentes à criação das Oficinas de Didática do Latim, que se realizaram em e-learning e agregaram professores de todo o país. Neste trabalho, apresenta-se em detalhe um dos produtos destas Oficinas, mais concretamente um conjunto de materiais e recursos especialmente dirigido a Clubes e Projetos de Escola. Além disso, a título de exemplo, também se avança com possibilidades de didatização, tendo em conta as Metas Curriculares definidas para algumas disciplinas de 5.º ano, numa perspetiva de interdisciplinaridade.Imprensa da Universidade de Coimbra2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44660http://hdl.handle.net/10316/44660https://doi.org/10.14195/0872-2110_60por0872-2110https://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/revistas/bec/bec60Balula, AnaCravo, CláudiaMarques, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:46.408309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
title |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
spellingShingle |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos Balula, Ana Didática do Latim Formação de Professores Formação contínua |
title_short |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
title_full |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
title_fullStr |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
title_full_unstemmed |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
title_sort |
Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos |
author |
Balula, Ana |
author_facet |
Balula, Ana Cravo, Cláudia Marques, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Cravo, Cláudia Marques, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balula, Ana Cravo, Cláudia Marques, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática do Latim Formação de Professores Formação contínua |
topic |
Didática do Latim Formação de Professores Formação contínua |
description |
Como é do conhecimento geral, o ensino das Línguas Clássicas tem vindo a perder expressão no contexto português. A recente oficialização da disciplina de “Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas” para o Ensino Básico, como oferta de escola, veio ajudar a revitalizar o interesse nesta área. Consequentemente, têm sido promovidas algumas iniciativas de formação para apoiar os professores envolvidos. Este foi, assim, um dos principais objetivos subjacentes à criação das Oficinas de Didática do Latim, que se realizaram em e-learning e agregaram professores de todo o país. Neste trabalho, apresenta-se em detalhe um dos produtos destas Oficinas, mais concretamente um conjunto de materiais e recursos especialmente dirigido a Clubes e Projetos de Escola. Além disso, a título de exemplo, também se avança com possibilidades de didatização, tendo em conta as Metas Curriculares definidas para algumas disciplinas de 5.º ano, numa perspetiva de interdisciplinaridade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/44660 http://hdl.handle.net/10316/44660 https://doi.org/10.14195/0872-2110_60 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/44660 https://doi.org/10.14195/0872-2110_60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-2110 https://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/revistas/bec/bec60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133697695285249 |