Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Cláudia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques, Susana, Balula, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44658
Resumo: Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade.
id RCAP_55cdb65f89ce5a3c2c712e0b7351451d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/44658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professoresensino do Latimdidática do Latimformação de professoresformação contínuaAo longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44658http://hdl.handle.net/10316/44658por2254-1799http://www.thamyris.uma.es/Thamyris6/OFICINAS.pdfCravo, CláudiaMarques, SusanaBalula, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T07:09:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:45.678419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
title Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
spellingShingle Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
Cravo, Cláudia
ensino do Latim
didática do Latim
formação de professores
formação contínua
title_short Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
title_full Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
title_fullStr Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
title_full_unstemmed Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
title_sort Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
author Cravo, Cláudia
author_facet Cravo, Cláudia
Marques, Susana
Balula, Ana
author_role author
author2 Marques, Susana
Balula, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravo, Cláudia
Marques, Susana
Balula, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv ensino do Latim
didática do Latim
formação de professores
formação contínua
topic ensino do Latim
didática do Latim
formação de professores
formação contínua
description Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/44658
http://hdl.handle.net/10316/44658
url http://hdl.handle.net/10316/44658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2254-1799
http://www.thamyris.uma.es/Thamyris6/OFICINAS.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133697680605184