Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/44658 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade. |
id |
RCAP_55cdb65f89ce5a3c2c712e0b7351451d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/44658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professoresensino do Latimdidática do Latimformação de professoresformação contínuaAo longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44658http://hdl.handle.net/10316/44658por2254-1799http://www.thamyris.uma.es/Thamyris6/OFICINAS.pdfCravo, CláudiaMarques, SusanaBalula, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T07:09:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:45.678419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
title |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
spellingShingle |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores Cravo, Cláudia ensino do Latim didática do Latim formação de professores formação contínua |
title_short |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
title_full |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
title_fullStr |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
title_full_unstemmed |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
title_sort |
Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores |
author |
Cravo, Cláudia |
author_facet |
Cravo, Cláudia Marques, Susana Balula, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Susana Balula, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cravo, Cláudia Marques, Susana Balula, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino do Latim didática do Latim formação de professores formação contínua |
topic |
ensino do Latim didática do Latim formação de professores formação contínua |
description |
Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/44658 http://hdl.handle.net/10316/44658 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/44658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2254-1799 http://www.thamyris.uma.es/Thamyris6/OFICINAS.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133697680605184 |