Conceções das crianças sobre os seres vivos : atividade práticas e investigativas no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Rita Amaral
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Novais, Anabela, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1948
Resumo: A primeira parte deste relatório irá centrar-se no estágio realizado ao longo do mestrado, nele irá ser abordado os contributos que tiveram para a minha vida profissional, isto é, em que medida o estágio foi enriquecedor para adquirir novos conhecimentos e novas práticas. Ao longo dos três anos, adquiriram-se muitos conhecimentos e muitas aprendizagens, cometeram-se erros como é normal, mas com os erros cometidos aprenderam-se lições, lições essas que permitiram crescer profissionalmente. O trabalho de investigação incidiu sobre a educação em ciências subjacente ao ensino por pesquisa, das crianças em idade pré-escolar, tendo como objetivos fundamentais: i) perceber em que medida as atividades práticas e investigativas influenciaram as conceções das crianças sobre os seres vivos; ii) identificar as conceções das crianças sobre seres vivos, iii) identificar as conceções das crianças sobre seres não vivos e iv) perceber quais as características fundamentais que permitem às crianças distinguir entre seres vivos e seres não vivos. O estudo foi desenvolvido num jardim-de-infância da zona urbana de Viseu, com um grupo heterogéneo de crianças entre os três anos e os seis anos de idade, baseando-se na metodologia investigação-ação. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista, ao diário da investigadora e à observação. Os dados foram analisados qualitativamente, de forma descritiva, através da análise de conteúdo, de acordo com indicadores efetuados a partir de registos orais e visuais. Foi percecionado que as atividades práticas e investigativas ajudaram as crianças a mudar/criar as suas conceções sobre ser vivo e não vivo, permitindo-lhes identificar e exemplificar estes dois tipos de seres, bem como efetuar a sua distinção com base em determinadas características.
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