Sentimento da Natureza e Imagem do Homem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/11827 |
Resumo: | L’article propose une lecture anthropologique du sentiment de la nature chez Kant, Feuerbach et Simmel. Ayant toujours ses racines dans un exercice de la sensibilité d’un sujet en même temps autoréférentiel et ouvert au monde, le sentiment de la nature exprime 1’unité indivisible de l’humain. Etant, par contre, modelé par les différentes manifestations de la nature et prenant des formes divergentes, soit l’harmonie et la continuité, soit le conflit et la distance, c’est l’ambivalence de la nature humaine qui se révèle, aussi bien que la difficulté d’une Anthropologie comme théorie globale de l’Homme. |
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Sentimento da Natureza e Imagem do HomemKant - Feuerbach - SimmelNaturezaHomemKant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretaçãoFeuerbach, Ludwig, 1804-1872 - Crítica e interpretaçãoSimmelL’article propose une lecture anthropologique du sentiment de la nature chez Kant, Feuerbach et Simmel. Ayant toujours ses racines dans un exercice de la sensibilité d’un sujet en même temps autoréférentiel et ouvert au monde, le sentiment de la nature exprime 1’unité indivisible de l’humain. Etant, par contre, modelé par les différentes manifestations de la nature et prenant des formes divergentes, soit l’harmonie et la continuité, soit le conflit et la distance, c’est l’ambivalence de la nature humaine qui se révèle, aussi bien que la difficulté d’une Anthropologie comme théorie globale de l’Homme.O artigo propõe uma leitura antropológica do sentimento da natureza em Kant, Feuerbach e Simmel. Partindo de um exercício da sensibilidade de um sujeito ao mesmo tempo referido a si e aberto ao mundo, o sentimento da natureza exprime a unidade indivisível do humano. Sendo, por outro lado, modelado pelas diferentes manifestações da natureza e tomando formas divergentes, seja a continuidade e a harmonia, seja o conflito e a distância, é a ambivalência da natureza humana que se revela e daí a dificuldade de uma Antropologia como teoria global do Homem.PhilosophicaRepositório da Universidade de LisboaSerrão, Adriana Veríssimo2014-09-02T12:22:01Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:58:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:20.570040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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