Do design de interação ao design da experiência tecnologicamente (i)mediata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luís Nuno Coelho
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5849
Resumo: Partindo da ideia de ʻDesign Globalʼ e tendo como pano de fundo a emergência e consolidação de novos paradigmas de interação baseados numa relação mais direta entre o corpo e os conteúdos digitais, a presente tese aborda a questão da (re)qualificação da experiência humana tecnologicamente mediada do ponto de vista do Design, designadamente do Design de Interação e do Design da Experiência. Neste contexto, a noção de ʻexperiência tecnologicamente (i)mediadaʼ representa uma ação humana que é, simultaneamente, mediada (do ponto de vista técnico) e direta ou imediada (do ponto de vista da percepção) entre o ser e a sua ação no mundo. Dado o objecto de estudo ser a experiência real que os objetos e dispositivos técnicos convocam designadamente na vida quotidiana, o nosso estudo implica toda a dinâmica holística da relação singular – racional, emocional, estética e projetiva – do ser com o seu mundo. Desse modo, defende-se a necessidade de enquadrar a raiz do pensamento e ação em Design numa hermenêutica fenomenológica e ontológica do projeto. Esta tese visa desta forma contribuir para apuramento e consolidação de uma praxis transdisciplinar para os designers e restantes intervenientes do processo do Design, cujo desígnio é a (re)qualificação da experiência que os artefactos e dispositivos técnicos convocam, assim como na apropriação e vínculo que a pessoa estabelece com estes. O resultado deste estudo sintetiza-se nos seguintes objetivos: 1. no desenvolvimento de conceitos operativos que estruturem o pensamento de uma Filosofia da Ação em Design com base numa prática que designamos por “design centrado-no-ser”; 2. na reflexão da experiência tecnológica através do conceito do estado de fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi, enquadrando essa tipologia de experiências no contexto de uma vida, ou seja, no projeto de um eu; 3. na problematização da (re)qualificação da experiência técnica numa perspetiva de vida mais alargada que envolve o princípio de simetria entre ação ética e ação estética no pensamento e prática em Design; 4. na definição de um quadro de ações que manifesta a aplicabilidade dos conceitos desenvolvidos no ensino, investigação e prática do Design.
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Dado o objecto de estudo ser a experiência real que os objetos e dispositivos técnicos convocam designadamente na vida quotidiana, o nosso estudo implica toda a dinâmica holística da relação singular – racional, emocional, estética e projetiva – do ser com o seu mundo. Desse modo, defende-se a necessidade de enquadrar a raiz do pensamento e ação em Design numa hermenêutica fenomenológica e ontológica do projeto. Esta tese visa desta forma contribuir para apuramento e consolidação de uma praxis transdisciplinar para os designers e restantes intervenientes do processo do Design, cujo desígnio é a (re)qualificação da experiência que os artefactos e dispositivos técnicos convocam, assim como na apropriação e vínculo que a pessoa estabelece com estes. O resultado deste estudo sintetiza-se nos seguintes objetivos: 1. no desenvolvimento de conceitos operativos que estruturem o pensamento de uma Filosofia da Ação em Design com base numa prática que designamos por “design centrado-no-ser”; 2. na reflexão da experiência tecnológica através do conceito do estado de fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi, enquadrando essa tipologia de experiências no contexto de uma vida, ou seja, no projeto de um eu; 3. na problematização da (re)qualificação da experiência técnica numa perspetiva de vida mais alargada que envolve o princípio de simetria entre ação ética e ação estética no pensamento e prática em Design; 4. na definição de um quadro de ações que manifesta a aplicabilidade dos conceitos desenvolvidos no ensino, investigação e prática do Design.Starting from the idea of 'Global Design' and having as background the emergence of a new set interaction paradigms based on a further direct relationship between the body and digital contents, this thesis addresses the issue the (re)qualification of technologically mediated human experience from the standpoint of Design, including the Interaction and Experience Design. In this context, the notion of ʻtechnological (im)mediated experienceʼ represents a human action that is both mediated (from the technical point of view) and direct or immediate (from the perception point of view) between the being and its activity in the world. Given, as subject of study, the everyday life real experience that technical devices summon, our study implies a holistic dynamic grasp of the unique relationship – rational, emotional and aesthetic – of being in the world. Thus, we argue the need to frame the root of thought and action in Design from a ontological and phenomenological hermeneutics approach to the project. This thesis therefore aims to contribute to the establishment and consolidation of a cross praxis framework for designers and others participants in the Design process. The assignment of this work is the (re)qualification of the experience that the artefacts and technical devices convene, as well as the appropriation and bonds that the person establishes with them. The result of this study is summarized in the following purposes: 1. The development of operational concepts that structure the thought for a Philosophy of Action in Design based on a practice we call ʻbeing-centered designʼ; 2. The consideration of the technological experience throughout Mihaly Csikszentmihalyi's flow state theory, pondering this type of experience in the context of oneʼs life, that is, the project of the self; 3. Problematizing the (re)qualification of the technical experience in a broader perspective, i.e., life, that involves the principle of symmetry between ethical and aesthetic action in thought and practice of Design; 4. The definition of a framework of actions that manifest the applicability of the concepts developed in Design research, teaching and practice.Universidade de Aveiro2012-02-06T17:09:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5849TID:101302304porDias, Luís Nuno Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:37:58Zoai:ria.ua.pt:10773/5849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:37:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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