A influência da formação profissional no desenvolvimento da integralidade na Reabilitação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscateli,Paula Carolina de Castro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Higa,Elza de Fátima Ribeiro, Passos,Antônio Henrique Rodrigues dos, Marin,Maria José Sanches, Silva,Luís Carlos Paula e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300404
Resumo: Resumo: Introdução: A saúde da pessoa com deficiência tem primazia e nos últimos anos ganhou expressão, mas para tanto faz-se necessário que profissionais estejam aptos para atuarem com essa parcela da população seguindo os preceitos e políticas que norteiam suas práticas, nesse escopo tem magnitude a integralidade. Objetivo: Compreender a influência da formação profissional no desenvolvimento da integralidade no contexto da Reabilitação Física. Metodologia: Pesquisa qualitativa sustentada na Hermenêutica- dialética com coleta de informações sócio demográficos e entrevista guiada por uma questão norteadora com a totalidade dos integrantes da equipe multiprofissional de um Centro de Reabilitação e a análise dos dados recolhidos ocorreu por meio do Método de Interpretação dos Sentidos. Resultados: Os discursos dos profissionais da equipe desvelaram três categorias analíticas: pouca valorização da integralidade na formação profissional, lacuna no processo ensino-aprendizagem relacionada a Reabilitação Física e escassez de treinamentos e cursos com enfoque na integralidade. Nota-se uma percepção superficial da integralidade pelos profissionais apontando para a necessidade de transformação das práticas em saúde, contudo esta mudança de direção encontra- se intimamente atrelada a formação profissional que suplica pela valorização da integralidade. Conclusões: Através da Hermenêutica-dialética compreende-se a necessidade da mudança do paradigma cultural na formação dos profissionais que só ocorrerá com alterações nos rumos estabelecidos em alguns cursos de graduação, onde a abordagem integral deve superar o reducionismo ao biológico, ou seja, colocar a pessoa com deficiência como foco das ações em substituição a incapacidade; ressalta- se ainda a necessidade de pesquisas futuras para verificar possíveis ações com o propósito da integralidade estar contextualizada no cursos de graduação na área da saúde.
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