Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Catarina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28220
Resumo: Devido às mais diversas alterações sociais, culturais e familiares ocorridas, desde o século passado, a aprendizagem por meios práticos tem assumido um papel de destaque na literatura, assim como na aplicação na rotina escolar diária. Cabe ao educador/professor ser um observador atento e interessado, para que dessa forma possa intervir conscientemente e auxiliar o percurso desenvolvimental da criança. O objetivo do presente trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a importância da educação em ciências, e a utilização de ferramentas relacionadas com a mesma, assim como relacionar evidências teóricas sobre o impacto da sua aplicação, e os seus fatores, no desenvolvimento na infância e no sucesso escolar. Neste estudo pretende-se ainda analisar, em que medida, aspetos como a falta de recursos, a interligação com a necessidade de cumprir metas de aprendizagem pré-estabelecidas, e o auxílio dos Docentes poderão ter impacto ao nível do desenvolvimento da criança. Participaram neste relatório 10 pais e 3 professoras da Escola Básica do Estanqueiro. As informações foram recolhidas por meio de uma entrevista, para se perceber quais as perceções sobre este fenómeno e a sua adequabilidade com a literatura, a qual demonstrou as perceções positivas em relação à utilização de atividades experimentais, assim como a utilização do método científico como facilitador da aprendizagem.
id RCAP_8fe19636ec3b9d49776098b5e6c5c0f5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolarEducação em ciênciasAtividades experimentaisDesenvolvimento na infânciaPapel do docenteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDevido às mais diversas alterações sociais, culturais e familiares ocorridas, desde o século passado, a aprendizagem por meios práticos tem assumido um papel de destaque na literatura, assim como na aplicação na rotina escolar diária. Cabe ao educador/professor ser um observador atento e interessado, para que dessa forma possa intervir conscientemente e auxiliar o percurso desenvolvimental da criança. O objetivo do presente trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a importância da educação em ciências, e a utilização de ferramentas relacionadas com a mesma, assim como relacionar evidências teóricas sobre o impacto da sua aplicação, e os seus fatores, no desenvolvimento na infância e no sucesso escolar. Neste estudo pretende-se ainda analisar, em que medida, aspetos como a falta de recursos, a interligação com a necessidade de cumprir metas de aprendizagem pré-estabelecidas, e o auxílio dos Docentes poderão ter impacto ao nível do desenvolvimento da criança. Participaram neste relatório 10 pais e 3 professoras da Escola Básica do Estanqueiro. As informações foram recolhidas por meio de uma entrevista, para se perceber quais as perceções sobre este fenómeno e a sua adequabilidade com a literatura, a qual demonstrou as perceções positivas em relação à utilização de atividades experimentais, assim como a utilização do método científico como facilitador da aprendizagem.Silva, MarleneRepositório ComumSimões, Ana Catarina2019-04-10T11:36:25Z2019-02-212019-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28220TID:202212254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.283511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
title Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
spellingShingle Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
Simões, Ana Catarina
Educação em ciências
Atividades experimentais
Desenvolvimento na infância
Papel do docente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
title_full Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
title_fullStr Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
title_full_unstemmed Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
title_sort Atividades experimentais/utilização do método científico enquanto promotoras do sucesso escolar
author Simões, Ana Catarina
author_facet Simões, Ana Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marlene
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Atividades experimentais
Desenvolvimento na infância
Papel do docente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação em ciências
Atividades experimentais
Desenvolvimento na infância
Papel do docente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Devido às mais diversas alterações sociais, culturais e familiares ocorridas, desde o século passado, a aprendizagem por meios práticos tem assumido um papel de destaque na literatura, assim como na aplicação na rotina escolar diária. Cabe ao educador/professor ser um observador atento e interessado, para que dessa forma possa intervir conscientemente e auxiliar o percurso desenvolvimental da criança. O objetivo do presente trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a importância da educação em ciências, e a utilização de ferramentas relacionadas com a mesma, assim como relacionar evidências teóricas sobre o impacto da sua aplicação, e os seus fatores, no desenvolvimento na infância e no sucesso escolar. Neste estudo pretende-se ainda analisar, em que medida, aspetos como a falta de recursos, a interligação com a necessidade de cumprir metas de aprendizagem pré-estabelecidas, e o auxílio dos Docentes poderão ter impacto ao nível do desenvolvimento da criança. Participaram neste relatório 10 pais e 3 professoras da Escola Básica do Estanqueiro. As informações foram recolhidas por meio de uma entrevista, para se perceber quais as perceções sobre este fenómeno e a sua adequabilidade com a literatura, a qual demonstrou as perceções positivas em relação à utilização de atividades experimentais, assim como a utilização do método científico como facilitador da aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10T11:36:25Z
2019-02-21
2019-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28220
TID:202212254
url http://hdl.handle.net/10400.26/28220
identifier_str_mv TID:202212254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916564221952