Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26745 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_8fe4e73326036a4ab376b7164a079b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da MadeiraIntenção de RevisitarLealdade ao DestinoSatisfação TurísticaApego ao DestinoAnálise QualitativaDestino TurísticoIlha da MadeiraIntention to RevisitDestination LoyaltyTourist SatisfactionDestination AttachmentQualitative AnalysisTourist DestinationMadeira IslandMestrado Bolonha em MarketingO propósito da presente dissertação consiste em compreender a razão pela qual os turistas regressam, diversas vezes, ao mesmo destino turístico, neste caso à Ilha da Madeira. Mais precisamente, procura estudar os fatores que levam o consumidor a revisitar a Ilha da Madeira e ainda o papel da imagem do destino, satisfação turística e apego ao destino no desenvolvimento de intenções comportamentais, ou seja, na lealdade ao destino. Com recurso a um estudo qualitativo mono-método, a investigação de natureza exploratória e de raciocínio abdutivo decorreu num horizonte temporal cross-sectional, sendo conduzida com base no interpretativismo. Assim, ao utilizar uma amostra não-probabilística, por conveniência e criteriosa, foram realizadas 16 entrevistas semiestruturas a indivíduos de diversas nacionalidades que visitaram a Ilha da Madeira no mínimo duas vezes. Consecutivamente, os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo com base no software MAXQDA permitiram concluir que a hospitalidade da comunidade local e a familiaridade são as principais razões pela qual o consumidor revisita diversas vezes a Ilha da Madeira. Adicionalmente, ao explorar o papel entre a imagem do destino, satisfação turística e apego ao destino e a sua contribuição para a lealdade ao destino, verifica-se uma associação positiva com a intenção de repetir a visita. Além disso, a marca de destino Madeira é considerada um sucesso devido ao carinho que dá aos seus visitantes e por nunca ter perdido a sua essência e consistência. Em suma, o estudo apresenta uma contribuição académica por aumentar o conhecimento sobre a lealdade ao destino e o seu papel na intenção de revistar um destino. Igualmente, contribui para a pouca literatura académica existente sobre a revisita a destinos turísticos, no contexto da COVID-19. A nível empresarial auxilia os gestores de destinos e profissionais de marketing no desenvolvimento de estratégias e no aperfeiçoamento das suas relações com turistas.The purpose of this dissertation is to understand why tourists return, several times, to the same tourist destination, in this case to Madeira Island. More precisely, it seeks to study the factors that lead consumers to revisit Madeira Island. Also, the study examines the role of destination image, tourist satisfaction, and destination attachment in the development of behavioral intentions, i.e., destination loyalty. Using a single-method qualitative study, the research of exploratory nature and abductive reasoning took place in a cross-sectional time frame and was conducted based on interpretivism. Thus, by using a non-probabilistic sample, by convenience and criterion, 16 semi-structured interviews were carried out with individuals of various nationalities who visited Madeira Island at least twice. The results obtained from the content analysis are based on the MAXQDA software allowed us to conclude that the hospitality of the local community and familiarity are the main reasons why the consumer revisits Madeira Island several times. Additionally, by exploring the role between the concepts and their contribution to destination loyalty, a positive association to repeating the visit is found. In addition, the Madeira destination brand is considered a success because of the cart it gives to its visitors and because it has never lost its essence and consistency. In sum, the study presents an academic contribution by increasing knowledge about destination loyalty and its role in the intention to revisit a destination. Likewise, it contributes to the little existing academic literature on reviewing tourist destinations in the context of COVID-19. At the business level, it assists destination managers and marketing professionals in developing strategies and improving their relationships with tourists.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, SusanaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Susana Patrícia Gonçalves da2023-01-06T21:17:44Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26745porSilva, Susana Patrícia Gonçalves da (2022). “Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:20.028507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
title |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
spellingShingle |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira Silva, Susana Patrícia Gonçalves da Intenção de Revisitar Lealdade ao Destino Satisfação Turística Apego ao Destino Análise Qualitativa Destino Turístico Ilha da Madeira Intention to Revisit Destination Loyalty Tourist Satisfaction Destination Attachment Qualitative Analysis Tourist Destination Madeira Island |
title_short |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
title_full |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
title_fullStr |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
title_full_unstemmed |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
title_sort |
Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
author |
Silva, Susana Patrícia Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Susana Patrícia Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Susana Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Susana Patrícia Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intenção de Revisitar Lealdade ao Destino Satisfação Turística Apego ao Destino Análise Qualitativa Destino Turístico Ilha da Madeira Intention to Revisit Destination Loyalty Tourist Satisfaction Destination Attachment Qualitative Analysis Tourist Destination Madeira Island |
topic |
Intenção de Revisitar Lealdade ao Destino Satisfação Turística Apego ao Destino Análise Qualitativa Destino Turístico Ilha da Madeira Intention to Revisit Destination Loyalty Tourist Satisfaction Destination Attachment Qualitative Analysis Tourist Destination Madeira Island |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-01-06T21:17:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26745 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Susana Patrícia Gonçalves da (2022). “Estudo dos principais fatores que impulsionam a revisita a destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131200311263232 |