Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cebola, Ana Rita Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7848
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_5064ffc210a59abca97db0cc735eace8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistasDestino turísticoimagem do destino turísticointenção de revisitarintenção de recomendarintenção de gerar word-of-mouth positivoSintraTourist destinationtourist destination imageintention to revisitintention to recommendpositive word-of-mouthMestrado em MarketingA imagem de um destino turístico é um dos elementos de maior importância para os destinos pois é considerada um dos factores que mais influencia a sua escolha e possibilita que estes se destaquem em mercados fortes e, em muitos casos, competitivos a nível global. A avaliação da imagem do destino deve ser feita não apenas junto de turistas estrangeiros como também de residentes no destino pois estes moldam a imagem que os turistas formam do destino. Neste estudo são avaliados os factores determinantes da imagem que turistas nacionais e turistas estrangeiros têm de Sintra e a forma como esta influencia a intenção de revistar Sintra, recomendar a vila a amigos e familiares e também a intenção de gerar word-of-mouth positivo sobre Sintra. Os dados utilizados no estudo foram recolhidos através da aplicação de um questionário online e presencialmente de forma a dar resposta aos objectivos do estudo. Os resultados obtidos relevam que as dimensões afectiva e cognitiva contribuem de forma positiva e significativa para a imagem global. Os resultados relevam também que existe relação entre a imagem global de Sinta e a intenção de revisitar Sintra, recomendar a vila a amigos e familiares e ainda a intenção de gerar word-of-mouth positivo acerca da vila. Contudo, estas relações são fracas ou muito fracas.The image of a tourist destination is one of the most important elements for the destinations as it is considered one of the factors that most influence the choice and enables them to stand out in strong markets and, in many cases, competitive globally. The evaluation of the image must be made not only foreign tourists but also residents in the destination as they shape the image that tourists are the destination. In this study are evaluated determinants of the image that domestic tourists and foreign tourists have to Sintra and how this influences the intention to revisit Sintra, recommend it to friends and family and intend to generate word-of-mouth positive about Sintra. The data used in the study were collected using an online questionnaire and in person in order to meet the objectives of the study. The results fall within the affective dimension and cognitive dimension contribute positively and significantly to the overall image. The results reveal also that there is a relationship between the global picture and feel the intention to revisit Sintra, recommend the village to friends and family and also intends to generate word-of-mouth positive about the village. However, these relationships are weak or very weak.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaCebola, Ana Rita Fernandes2015-01-27T14:54:09Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7848porCebola, Ana Rita Fernandes (2014). "Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:57.011478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
title Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
spellingShingle Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
Cebola, Ana Rita Fernandes
Destino turístico
imagem do destino turístico
intenção de revisitar
intenção de recomendar
intenção de gerar word-of-mouth positivo
Sintra
Tourist destination
tourist destination image
intention to revisit
intention to recommend
positive word-of-mouth
title_short Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
title_full Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
title_fullStr Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
title_full_unstemmed Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
title_sort Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
author Cebola, Ana Rita Fernandes
author_facet Cebola, Ana Rita Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Silva, Rui Correia da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cebola, Ana Rita Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Destino turístico
imagem do destino turístico
intenção de revisitar
intenção de recomendar
intenção de gerar word-of-mouth positivo
Sintra
Tourist destination
tourist destination image
intention to revisit
intention to recommend
positive word-of-mouth
topic Destino turístico
imagem do destino turístico
intenção de revisitar
intenção de recomendar
intenção de gerar word-of-mouth positivo
Sintra
Tourist destination
tourist destination image
intention to revisit
intention to recommend
positive word-of-mouth
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T14:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7848
url http://hdl.handle.net/10400.5/7848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cebola, Ana Rita Fernandes (2014). "Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131026666029056