A influência militar da Inglaterra na crise de 1383-85 em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7441
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada, intitulado: “A Influência militar de Inglaterra na crise de 1383-85 em Portugal”, tem como principal objetivo identificar a importância do papel da nova escola militar Inglesa na crise em Portugal. A identidade histórica de uma nação deve ser de conhecimento e orgulho de todos os seus habitantes. Procura-se, aqui, contribuir para o conhecimento da História militar de Portugal, fazendo um estudo da nova escola militar inglesa desde o seu surgimento e aplicações, até ao seu papel na crise de 1383-1385 em Portugal. Este trabalho está estruturado em três partes. Na primeira encontra-se uma introdução que apresenta o relatório científico. Aqui são levantadas questões, hipóteses de resposta e objetivos de estudo. Numa segunda parte faz-se um levantamento documental e a consulta de diversas obras de literatura, fazendo análise de conteúdo. Na última parte, tiram-se as conclusões e confirma-se ou infirmam-se as hipóteses levantadas na primeira parte, respondendo igualmente às questões levantadas. As questões central e derivadas foram desenvolvidas para responder à questão de partida e para atingir os objetivos propostos. Quanto à metodologia, procedeu-se a uma análise cronológica e comparativa de diversas obras. No século XIV assistiu-se ao surgimento de uma nova escola militar sendo Inglaterra a sua principal impulsionadora. As lições que aprendeu ao longo dos seus conflitos levaram ao aperfeiçoamento de técnicas e táticas principalmente direcionadas para combater a escola militar Francesa, mais conservadora. Dos principais aspetos inovadores destacam-se: a valorização da infantaria contra a cavalaria, onde agora cerradas formações de homens apeados eram capazes de aguentar a poderosa carga de cavalaria. O estudo e a preparação do terreno, com a criação de obstáculos para retardar, desarticular e canalizar as forças inimigas. Por fim destaca-se o emprego de fogos em massa contra o inimigo na sua passagem pelos obstáculos. A influência desta nova escola militar permitiu a Portugal vencer diversos conflitos contra Castela que ameaçava a independência nacional. Em Aljubarrota o papel desta influência permitiu obter uma vitória contra um inimigo muito superior em homens e equipamentos.
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Numa segunda parte faz-se um levantamento documental e a consulta de diversas obras de literatura, fazendo análise de conteúdo. Na última parte, tiram-se as conclusões e confirma-se ou infirmam-se as hipóteses levantadas na primeira parte, respondendo igualmente às questões levantadas. As questões central e derivadas foram desenvolvidas para responder à questão de partida e para atingir os objetivos propostos. Quanto à metodologia, procedeu-se a uma análise cronológica e comparativa de diversas obras. No século XIV assistiu-se ao surgimento de uma nova escola militar sendo Inglaterra a sua principal impulsionadora. As lições que aprendeu ao longo dos seus conflitos levaram ao aperfeiçoamento de técnicas e táticas principalmente direcionadas para combater a escola militar Francesa, mais conservadora. Dos principais aspetos inovadores destacam-se: a valorização da infantaria contra a cavalaria, onde agora cerradas formações de homens apeados eram capazes de aguentar a poderosa carga de cavalaria. O estudo e a preparação do terreno, com a criação de obstáculos para retardar, desarticular e canalizar as forças inimigas. Por fim destaca-se o emprego de fogos em massa contra o inimigo na sua passagem pelos obstáculos. A influência desta nova escola militar permitiu a Portugal vencer diversos conflitos contra Castela que ameaçava a independência nacional. Em Aljubarrota o papel desta influência permitiu obter uma vitória contra um inimigo muito superior em homens e equipamentos.Abstract The present Research, entitled: “The military Influence of England in Portugal’s crisis from 1383 to 1385”, has the main objective to identify the importance of the role of the new English military school in Portugal, during its crisis. The historical identity of a nation should be known to all and considered the pride of all its inhabitants. This research aims to contribute to the knowledge of Portugal’s military history by studying the new English military school since its beginning and practices, until its role in Portugal’s crisis from 1383 to 1385. This work is structured in three parts. The first part is an introduction that presents the scientific report. Here, questions are raised, hypotheses and objectives are studied. The second part makes a documentary survey, consultation of various literature works and contents are analyzed. In the third part, conclusions are drawn and confirmed, or ruled out the hypotheses raised, in the first part, responding also to issues raised. The central issues and derivatives were developed to respond to the question in hand and to reach the objectives proposed. Chronological and comparative analyses, of various works, were the methodologies used. In the 14th century a new military school emerged, being England its main driving force. The lessons learned, from its various conflicts, led to the improvement of techniques and tactics, mainly targeted to combat the French military school, which was more conservative. The main innovative aspects are: the enhancement of infantry against cavalry, where now closed formations of men were able to withstand the powerful cavalry charge, the study and the preparation of the battle field, with the creation o f obstacles to delay, disrupt and channel enemy forces, and also, the use of fireworks in mass against the enemy, in their passage through the various obstacles. The influence of this new military school allowed Portugal to win various conflicts against Castela, which threatened national independence. In Aljubarrota, the role of this military influence allowed Portugal to obtain a victory against an enemy vastly superior in men and equipment.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumSantos, Ricardo2015-01-09T11:31:45Z2014-07-01T00:00:00Z2014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7441201420376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:47.062455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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