Rankings das escolas em Portugal e Inglaterra: um estudo comparado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Carla Teresa Maia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4734
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo comparado sobre a divulgação de listas de ordenação, ou rankings, das escolas secundárias em Portugal e Inglaterra, tendo como base os resultados dos exames dos alunos. A autora procura traçar a evolução dos dois sistemas educativos, identificar as principais reformas e caracterizar as tendências que marcam as políticas educativas destes países, anteriores ao aparecimento das listas no panorama escolar. Os rankings são publicados partindo do pressuposto de que auxiliam a escolha parental, contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, possibilitam a prestação de contas. Este estudo explora os usos e consequências da divulgação das listas de ordenação dos estabelecimentos de ensino a partir de diferentes perspectivas, os resultados revelados pelas autoridades educativas e pelos meios de comunicação social, terminando com a caracterização do debate gerado pelos actores políticos e educativos em alguns órgãos da imprensa. A autora conclui que as listas de ordenação são construídas com recurso a métodos que apresentam falhas, a sua divulgação beneficia as famílias detentoras de capital cultural e económico mais elevado, promove a comparação pública dos estabelecimentos de ensino, bem como a valorização de determinadas categorias de alunos e de escolas.
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