Funções executivas e tomada de decisão em jovens/adolescentes em internamento em centro educativo : rendimento neuropsicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Esperança Isabel dos Santos Bambino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7244
Resumo: A presente investigação teve como finalidade verificar se existiam diferenças significativas ao nível de rendimento neuropsicológico em adolescentes que se encontravam a cumprir medida tutelar educativa em centro educativo e em adolescentes que não se encontravam a cumprir quaisquer medidas tutelares. Foram avaliados no total vinte e dois jovens do sexo masculino, sendo que onze se encontravam a cumprir medida tutelar educativa em centro educativo e os restantes onze recrutados da população geral. A avaliação neuropsicológica teve início com um rastreio cognitivo geral. Após este rastreio, foram avaliadas dimensões como: a inteligência geral, a atenção voluntária permanente e o rendimento de trabalho, a velocidade atencional das aptidões percetivas, a organização visuoespacial e a memória visual, a tomada de decisão e por último o funcionamento executivo. Através da análise dos dados ficou demonstrado que os jovens que se encontravam no centro educativo apresentaram resultados inferiores na avaliação neuropsicológica em comparação com os jovens pertencentes ao grupo da população em geral.
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Henriques, Esperança Isabel dos Santos Bambino
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