Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapinha, Núria Rita Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2735
Resumo: A presente investigação foi desenvolvida com o propósito geral de analisar a prevalência de programas de intervenções assistidas por cães em Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo, em Portugal Continental, durante o ano letivo 2017/2018. Procurou-se também caracterizar os programas implementados quanto a questões fundamentais tais como a certificação dos cães envolvidos, e ainda obter dados relativos a questões mais específicas sobre a implementação/não implementação destes programas, reportando-se, por exemplo, aos agentes promotores dos mesmos e às barreiras à sua implementação. Para tal, foram elaborados dois questionários: um destinado a todos os diretores dos agrupamentos de escolas de Portugal Continental integrando Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo; o outro destinado aos docentes responsáveis pelos (eventuais) programas implementados. A amostra final aqui obtida revelou-se limitada, na medida em que apenas 39 de um total de 167 diretores participaram neste estudo. Destes 39 agrupamentos aqui representados pelos seus diretores, apenas em 4 foi implementado um programa de intervenções assistidas por cães e destes 4 apenas se conseguiu obter a caracterização de 3 junto dos docentes responsáveis. Deste trabalho emerge a necessidade de uma maior divulgação destas intervenções junto dos docentes, sendo de considerar para futuros trabalhos a criação de um plano de formação destinado aos profissionais de educação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo; Intervenções Assistidas por Cães; Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; Educação Especial.
id RCAP_9004be9a3c740d8892d3d3bf243595f6
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)Intervenções Assistidas por CãesEducação EspecialA presente investigação foi desenvolvida com o propósito geral de analisar a prevalência de programas de intervenções assistidas por cães em Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo, em Portugal Continental, durante o ano letivo 2017/2018. Procurou-se também caracterizar os programas implementados quanto a questões fundamentais tais como a certificação dos cães envolvidos, e ainda obter dados relativos a questões mais específicas sobre a implementação/não implementação destes programas, reportando-se, por exemplo, aos agentes promotores dos mesmos e às barreiras à sua implementação. Para tal, foram elaborados dois questionários: um destinado a todos os diretores dos agrupamentos de escolas de Portugal Continental integrando Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo; o outro destinado aos docentes responsáveis pelos (eventuais) programas implementados. A amostra final aqui obtida revelou-se limitada, na medida em que apenas 39 de um total de 167 diretores participaram neste estudo. Destes 39 agrupamentos aqui representados pelos seus diretores, apenas em 4 foi implementado um programa de intervenções assistidas por cães e destes 4 apenas se conseguiu obter a caracterização de 3 junto dos docentes responsáveis. Deste trabalho emerge a necessidade de uma maior divulgação destas intervenções junto dos docentes, sendo de considerar para futuros trabalhos a criação de um plano de formação destinado aos profissionais de educação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo; Intervenções Assistidas por Cães; Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; Educação Especial.The present study was developed with the intent of analyzing the prevalence of dog-assisted intervention programs at Special Units for the Education of students with Autism Spectrum Disorder from 1st grade, in mainland Portugal, during the school year 2017/18. This study aimed also at i) characterizing the implemented programs in terms of fundamental aspects related, for example, to the certification of the dogs involved, and ii) obtaining data regarding more specific aspects about the implementation/non-implementation of these programs. These data include the agents promoting the programs and the barriers to their implementation. So to attain these goals, two questionnaires were developed: one directed at all the directors of Schools-Grouping integrating Special Education Units for students with Autism Spectrum Disorder from 1st grade; the other directed at the teachers in charge of the implemented programs (if any). The final sample obtained was reduced: only 39 of the 167 directors who have been contacted participated in this study. Only 4 programs were implemented at the Schools-Grouping represented by these 39 participants, and only 3 teachers described the implemented programs. From this work emerges the need of increased dissemination of information about dog-assisted intervention programs among education professionals. Future studies could include the development of training sessions on this topic. Keywords: Autism Spectrum Disorder; Dog-assisted interventions; Structured Teaching Units for the Education of Students with Autism Spectrum Disorder; Special education.2019-01-15T12:27:28Z2019-01-10T00:00:00Z2019-01-102018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2735TID:202138860porCarapinha, Núria Rita Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:29.474504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
title Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
spellingShingle Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
Carapinha, Núria Rita Mendes
Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
Intervenções Assistidas por Cães
Educação Especial
title_short Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
title_full Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
title_fullStr Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
title_full_unstemmed Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
title_sort Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?
author Carapinha, Núria Rita Mendes
author_facet Carapinha, Núria Rita Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carapinha, Núria Rita Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
Intervenções Assistidas por Cães
Educação Especial
topic Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
Intervenções Assistidas por Cães
Educação Especial
description A presente investigação foi desenvolvida com o propósito geral de analisar a prevalência de programas de intervenções assistidas por cães em Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo, em Portugal Continental, durante o ano letivo 2017/2018. Procurou-se também caracterizar os programas implementados quanto a questões fundamentais tais como a certificação dos cães envolvidos, e ainda obter dados relativos a questões mais específicas sobre a implementação/não implementação destes programas, reportando-se, por exemplo, aos agentes promotores dos mesmos e às barreiras à sua implementação. Para tal, foram elaborados dois questionários: um destinado a todos os diretores dos agrupamentos de escolas de Portugal Continental integrando Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo; o outro destinado aos docentes responsáveis pelos (eventuais) programas implementados. A amostra final aqui obtida revelou-se limitada, na medida em que apenas 39 de um total de 167 diretores participaram neste estudo. Destes 39 agrupamentos aqui representados pelos seus diretores, apenas em 4 foi implementado um programa de intervenções assistidas por cães e destes 4 apenas se conseguiu obter a caracterização de 3 junto dos docentes responsáveis. Deste trabalho emerge a necessidade de uma maior divulgação destas intervenções junto dos docentes, sendo de considerar para futuros trabalhos a criação de um plano de formação destinado aos profissionais de educação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo; Intervenções Assistidas por Cães; Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; Educação Especial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
2019-01-15T12:27:28Z
2019-01-10T00:00:00Z
2019-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2735
TID:202138860
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2735
identifier_str_mv TID:202138860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131629888733184