As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3054 |
Resumo: | Numa era da globalização, ter um projeto inovador, com esperança no futuro, é essencial para o sucesso educativo, proporcionando reconhecimento à escola como uma entidade responsável pelo processo ensino-aprendizagem dos cidadãos a quem o futuro assiste. Assim, professores, alunos e comunidade educativa no geral, têm de embarcar nesta nova geração de nativos digitais. Neste trabalho de projeto pretende-se dar uma perspetiva de como uma ação eTwinning, uma tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (TICE) utilizada numa comunidade de aprendizagem online, pode ser dinamizadora das respostas educativas do Projeto Educativo de um agrupamento de escolas no concelho de Oeiras e uma ferramenta útil e aglutinadora dos diversos níveis de ensino existentes no agrupamento, um meio de medição da evolução dos alunos nos Ciclos de Ensino Básico, no seu percurso escolar. Podemos estar perante um instrumento ativador de práticas inovadoras e um construtor de espaço de formação, segundo valores e princípios educativos, numa comunidade de aprendizagem europeia online, contribuindo para o alcance das metas e dos objetivos do Projeto Educativo de um determinado agrupamento ou escola não agrupada. |
id |
RCAP_90072e11f21ea0cdd7e4ed06484362d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3054 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas OeirasbásicoEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOINOVAÇÃO EDUCACIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARPROJETOS EDUCATIVOSEDUCATIONEDUCATIONAL INNOVATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESEDUCATIONAL PROJECTSNuma era da globalização, ter um projeto inovador, com esperança no futuro, é essencial para o sucesso educativo, proporcionando reconhecimento à escola como uma entidade responsável pelo processo ensino-aprendizagem dos cidadãos a quem o futuro assiste. Assim, professores, alunos e comunidade educativa no geral, têm de embarcar nesta nova geração de nativos digitais. Neste trabalho de projeto pretende-se dar uma perspetiva de como uma ação eTwinning, uma tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (TICE) utilizada numa comunidade de aprendizagem online, pode ser dinamizadora das respostas educativas do Projeto Educativo de um agrupamento de escolas no concelho de Oeiras e uma ferramenta útil e aglutinadora dos diversos níveis de ensino existentes no agrupamento, um meio de medição da evolução dos alunos nos Ciclos de Ensino Básico, no seu percurso escolar. Podemos estar perante um instrumento ativador de práticas inovadoras e um construtor de espaço de formação, segundo valores e princípios educativos, numa comunidade de aprendizagem europeia online, contribuindo para o alcance das metas e dos objetivos do Projeto Educativo de um determinado agrupamento ou escola não agrupada.In an era of globalization, to have an innovative project, with hope for the future, is essential to educational success, giving recognition to the school as an entity responsible for the teaching-learning process for citizens who attend the future. Thus, teachers, students and educational community in general, have to embark on this new generation of digital na¬tives. The purpose of this project work is to give a perspective of how an eTwinning action, an Information and Communication Technology in Education (ICTE or IT in Education) used on a community of online learning, can be proactive in educational responses to the educa-tional project of a schools’ group in Oeiras and a useful and unifying tool of the various levels of education in the existing cluster, a means of measuring the progress of students in basic education cycles in their school path. We may be facing an instrument enabler of innovative practices and a builder of training spaces, according to educational values and principles, an European online learning community, contributing to the achievement of the goals and objec-tives of the educational project of a particular schools’ group or a school ungrouped.2013-02-04T16:24:12Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3054porCascais, Susana Rodrigues Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:00.363006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
title |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
spellingShingle |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico Cascais, Susana Rodrigues Carvalho EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO EDUCACIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PROJETOS EDUCATIVOS EDUCATION EDUCATIONAL INNOVATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES EDUCATIONAL PROJECTS |
title_short |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
title_full |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
title_fullStr |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
title_full_unstemmed |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
title_sort |
As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico |
author |
Cascais, Susana Rodrigues Carvalho |
author_facet |
Cascais, Susana Rodrigues Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cascais, Susana Rodrigues Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO EDUCACIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PROJETOS EDUCATIVOS EDUCATION EDUCATIONAL INNOVATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES EDUCATIONAL PROJECTS |
topic |
EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO EDUCACIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PROJETOS EDUCATIVOS EDUCATION EDUCATIONAL INNOVATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES EDUCATIONAL PROJECTS |
description |
Numa era da globalização, ter um projeto inovador, com esperança no futuro, é essencial para o sucesso educativo, proporcionando reconhecimento à escola como uma entidade responsável pelo processo ensino-aprendizagem dos cidadãos a quem o futuro assiste. Assim, professores, alunos e comunidade educativa no geral, têm de embarcar nesta nova geração de nativos digitais. Neste trabalho de projeto pretende-se dar uma perspetiva de como uma ação eTwinning, uma tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (TICE) utilizada numa comunidade de aprendizagem online, pode ser dinamizadora das respostas educativas do Projeto Educativo de um agrupamento de escolas no concelho de Oeiras e uma ferramenta útil e aglutinadora dos diversos níveis de ensino existentes no agrupamento, um meio de medição da evolução dos alunos nos Ciclos de Ensino Básico, no seu percurso escolar. Podemos estar perante um instrumento ativador de práticas inovadoras e um construtor de espaço de formação, segundo valores e princípios educativos, numa comunidade de aprendizagem europeia online, contribuindo para o alcance das metas e dos objetivos do Projeto Educativo de um determinado agrupamento ou escola não agrupada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-02-04T16:24:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3054 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131236856233984 |