O conhecimento e acesso ao script de base segura e a perceção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Irina Cristiana Lemos Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8415
Resumo: Inserido numa perspetiva de desenvolvimento e enquadrado pela teoria da vinculação, o presente estudo analisou o conhecimento e acesso ao script de base segura de 33 mães de crianças em idade pré-escolar utilizando as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos. Testaram-se alguns aspetos metodológicos do referido instrumento (controlando, por e.g. a competência verbal) e, por fim, analisou-se a relação entre o script de base segura e a perceção materna de satisfação com o suporte social. Recorreram-se a diferentes tipos de medidas: Narrativas de representação da vinculação em adultos; Índice de Compreensão Verbal e a Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados alcançados indicam valores aceitáveis de fiabilidade e validade interna do instrumento. Obteve-se, contrariamente a dados anteriores, uma correlação marginalmente significativa entre o script materno e o índice de compreensão verbal. Nesta amostra as mães acedem e utilizam o script de base segura na produção de narrativas que remetem para conteúdos da vinculação. Apenas uma dimensão da perceção do suporte social, Atividades Sociais, se encontra relacionada com a qualidade do script materno. Os resultados foram discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby e Ainsworth, e do Suporte Social Percebido.
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