O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9654 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo analisou a relação entre o conhecimento e acesso ao script de base segura de mães e a sua perceção da qualidade do suporte social recebido. Participaram 36 mães (casadas ou a viver em união de facto, apenas uma se encontrava divorciada), com crianças em idade pré-escolar. De modo a aceder às representações de vinculação utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos. Analisou-se a validade do instrumento, controlando-se pela primeira vez, em amostras portuguesas, a competência verbal (ICV) dos sujeitos. O Suporte Social percebido foi avaliado com base na Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados indicam que existe uma correlação marginalmente significativa entre o valor Total do script de base segura e o ICV dos sujeitos; e que o script materno apenas se encontra relacionada com a dimensão do suporte social – Atividades Sociais (controlando o ICV). Os resultados foram discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby/Ainsworth (em particular dos Modelos Internos Dinâmicos) e do Suporte Social Percebido, com reflexões sobre os aspectos metodológicos. |
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O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolarModelos internos dinâmicosScript de base seguraSuporte social percebidoParentalidadeInternal working modelsSecure base scriptPerceived social supportParentingResumo: O presente estudo analisou a relação entre o conhecimento e acesso ao script de base segura de mães e a sua perceção da qualidade do suporte social recebido. Participaram 36 mães (casadas ou a viver em união de facto, apenas uma se encontrava divorciada), com crianças em idade pré-escolar. De modo a aceder às representações de vinculação utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos. Analisou-se a validade do instrumento, controlando-se pela primeira vez, em amostras portuguesas, a competência verbal (ICV) dos sujeitos. O Suporte Social percebido foi avaliado com base na Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados indicam que existe uma correlação marginalmente significativa entre o valor Total do script de base segura e o ICV dos sujeitos; e que o script materno apenas se encontra relacionada com a dimensão do suporte social – Atividades Sociais (controlando o ICV). Os resultados foram discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby/Ainsworth (em particular dos Modelos Internos Dinâmicos) e do Suporte Social Percebido, com reflexões sobre os aspectos metodológicos.Abstract: This study aimed to assess the associations between mothers’ knowledge and access to the secure base script and their satisfaction with the social support received. 36 mothers (married or living together, one was divorced), with preschool children participated. The Narrative Assessment of Adult Attachment Representations was used to assess the secure base script, testing its validity, and controlling for the first time with Portuguese samples, subjects verbal competence (VCI). Perceived Social Support was assessed using the Social Support Satisfaction Scale. The results show that mother Total secure base script was marginally correlated with their verbal competence. Only one dimension of social support – Social Activities was associated with the maternal secure script (after controlling for VCI). Results were discussed using Bowlby/Ainsworth Attachment Theory (with focus on the Internal Working Models) and the Perceived Social Support, with methodological considerations.Edições ISPARepositório do ISPABranco, IrinaMonteiro, LígiaVeríssimo, Manuela2024-03-06T14:55:58Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9654porBranco, I., Monteiro, L., & Veríssimo, M. (2015). O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 33(2), 235-247. https://doi.org/10.14417/ap.9360870-823110.14417/ap.936info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T02:16:33Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:19.846949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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