Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29975 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997 |
id |
RCAP_901862b3b0adc3f9d70ab3cf555c038e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensinoTeses de mestrado - 1997Processos e estruturas educativasProfessores - FormaçãoFormação profissionalEducação permanenteNecessidades educativasEducação especialIntegração escolarDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997Este estudo tem como primeiro objectivo identificar necessidades de formação contínua dos professores para a integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Para tal, levámos a efeito entrevistas a 24 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (com e sem alunos integrados nas suas turmas) e, posteriormente, recolhemos relatos de incidentes significativos de 11 desses professores, uma vez que o segundo objectivo deste trabalho é experimentar a utilização de incidentes significativos como técnica de detecção de necessidades formativas. Dos resultados obtidos através das duas técnicas, identificámos preocupações, dificuldades, carências e preferências dos professores no que diz respeito à formação contínua nesta área. Das entrevistas decorrem necessidades de formação percebidas pelos professores em termos de preocupações (com os alunos, com o ensino, consigo próprios enquanto professores, com o sistema educativo), enquanto os incidentes permitem detectar sobretudo dificuldades da prática pedagógica e carências de skills específicos de ensino, correspondendo a necessidades percebidas pelos professores como discrepâncias em relação a um estado considerado ideal. No presente estudo, foi possível concluir que as duas técnicas se completam, fornecendo as entrevistas um quadro geral da problemática que os incidentes vão depois ajudar a explicitar em termos de atitudes e comportamentos. Finalmente, a partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma listagem de prioridades de formação contínua, tendo em conta não apenas a integração de alunos com necessidades educativas especiais, mas também outros aspectos mais genéricos, decorrentes da diversidade dos alunos que frequentam actualmente o 1º Ciclo.Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaLeite, Teresa2017-12-14T11:07:00Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:46.327664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
title |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
spellingShingle |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino Leite, Teresa Teses de mestrado - 1997 Processos e estruturas educativas Professores - Formação Formação profissional Educação permanente Necessidades educativas Educação especial Integração escolar Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
title_full |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
title_fullStr |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
title_full_unstemmed |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
title_sort |
Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino |
author |
Leite, Teresa |
author_facet |
Leite, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estrela, Maria Teresa, 1936- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses de mestrado - 1997 Processos e estruturas educativas Professores - Formação Formação profissional Educação permanente Necessidades educativas Educação especial Integração escolar Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Teses de mestrado - 1997 Processos e estruturas educativas Professores - Formação Formação profissional Educação permanente Necessidades educativas Educação especial Integração escolar Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997 |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-01-01T00:00:00Z 2017-12-14T11:07:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29975 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134381044924416 |