Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Teresa
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29975
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997
id RCAP_901862b3b0adc3f9d70ab3cf555c038e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensinoTeses de mestrado - 1997Processos e estruturas educativasProfessores - FormaçãoFormação profissionalEducação permanenteNecessidades educativasEducação especialIntegração escolarDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997Este estudo tem como primeiro objectivo identificar necessidades de formação contínua dos professores para a integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Para tal, levámos a efeito entrevistas a 24 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (com e sem alunos integrados nas suas turmas) e, posteriormente, recolhemos relatos de incidentes significativos de 11 desses professores, uma vez que o segundo objectivo deste trabalho é experimentar a utilização de incidentes significativos como técnica de detecção de necessidades formativas. Dos resultados obtidos através das duas técnicas, identificámos preocupações, dificuldades, carências e preferências dos professores no que diz respeito à formação contínua nesta área. Das entrevistas decorrem necessidades de formação percebidas pelos professores em termos de preocupações (com os alunos, com o ensino, consigo próprios enquanto professores, com o sistema educativo), enquanto os incidentes permitem detectar sobretudo dificuldades da prática pedagógica e carências de skills específicos de ensino, correspondendo a necessidades percebidas pelos professores como discrepâncias em relação a um estado considerado ideal. No presente estudo, foi possível concluir que as duas técnicas se completam, fornecendo as entrevistas um quadro geral da problemática que os incidentes vão depois ajudar a explicitar em termos de atitudes e comportamentos. Finalmente, a partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma listagem de prioridades de formação contínua, tendo em conta não apenas a integração de alunos com necessidades educativas especiais, mas também outros aspectos mais genéricos, decorrentes da diversidade dos alunos que frequentam actualmente o 1º Ciclo.Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaLeite, Teresa2017-12-14T11:07:00Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:46.327664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
title Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
spellingShingle Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
Leite, Teresa
Teses de mestrado - 1997
Processos e estruturas educativas
Professores - Formação
Formação profissional
Educação permanente
Necessidades educativas
Educação especial
Integração escolar
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
title_full Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
title_fullStr Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
title_full_unstemmed Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
title_sort Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino
author Leite, Teresa
author_facet Leite, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrela, Maria Teresa, 1936-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 1997
Processos e estruturas educativas
Professores - Formação
Formação profissional
Educação permanente
Necessidades educativas
Educação especial
Integração escolar
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 1997
Processos e estruturas educativas
Professores - Formação
Formação profissional
Educação permanente
Necessidades educativas
Educação especial
Integração escolar
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
2017-12-14T11:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29975
url http://hdl.handle.net/10451/29975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134381044924416