Jovens com necessidades educativas especiais e sua transição para a vida adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Valentina Esteves da Silva Madaleno
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8956
Resumo: A elaboração deste estudo teve como principal objectivo contribuir para a compreensão do papel da Escola no processo de transição para a vida adulta de jovens com necessidades educativas especiais. Para tal recorreu-se a análise das representações sociais de Directores de Turma e dos Encarregados da Educação, enquanto participantes no processo de decisão de encaminhamento e de avaliação deste processo, realizado no âmbito da Transição para a Vida Adulta. Por se tratar de um estudo exploratório, optámos por realizar entrevistas a doze sujeitos implicados no encaminhamento e acompanhamento de seis jovens em processo de transição para a vida adulta de uma escola de Aveiro, cujos casos foram caracterizados como contexto de referência. Com a análise de conteúdo das entrevistas pretendeu-se compreender como as representações sociais destes dois grupos, participam na naturalização da transferência da responsabilidade da transição e da inclusão social destes jovens, que está formalmente atribuída à Escola, para processos exteriores à escola. Esta transferência é justificada por dificuldades inerentes à organização e flexibilização do currículo escolar, que atendesse à diversidade dos alunos. A abordagem deste problema foi preparada por uma breve revisão histórica das percepções sociais relativas às pessoas com deficiência e das respectivas implicações no reconhecimento do direito à educação. Foi também revista a legislação que impõe restrições a práticas discriminatórias e propõe a escola inclusiva. Esta implementação tem vindo a ser acompanhada, a ritmos diferentes, pela revisão de conceitos científicos e pela alteração das representações sociais dos actores implicados neste processo de mudança. Mudança que a concretizar-se deveria ter assegurado a corresponsabilização de diversos agentes sociais da Escola e da Comunidade, na criação de condições de compatibilização e enriquecimento do currículo com experiências reais do mundo social e do trabalho.
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