Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Verónica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Monteiro, Sónia, Moura, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1531
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação on-line de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses. Procedeu-se à análise do conteúdo dos websites de 60 municípios portugueses que constituem a amostra. Foi construído um índice de divulgação de informação que varia entre 0 e 1, permitindo assim analisar o grau de divulgação global de cada município e de cada categoria de informação individualmente (informação genérica, económica, social e ambiental). Os resultados obtidos indicam que o valor médio do índice de divulgação total observado foi de 0,46. A categoria de informação económica foi a que apresentou um maior índice de divulgação (com 0,66) seguindo-se as categorias de informação social e ambiental (0,61 e 0,36, respetivamente). Verificamos que os municípios de maior tamanho, localizados no litoral, caraterizados como urbanos, que implementam a Agenda 21 Local e onde existe competição política, são aqueles que tendem a apresentar maiores níveis de divulgação.
id RCAP_901a00e7159211909db62182617d12fb
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios PortuguesesDivulgaçãoresponsabilidade Socialsetor PúblicoO presente estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação on-line de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses. Procedeu-se à análise do conteúdo dos websites de 60 municípios portugueses que constituem a amostra. Foi construído um índice de divulgação de informação que varia entre 0 e 1, permitindo assim analisar o grau de divulgação global de cada município e de cada categoria de informação individualmente (informação genérica, económica, social e ambiental). Os resultados obtidos indicam que o valor médio do índice de divulgação total observado foi de 0,46. A categoria de informação económica foi a que apresentou um maior índice de divulgação (com 0,66) seguindo-se as categorias de informação social e ambiental (0,61 e 0,36, respetivamente). Verificamos que os municípios de maior tamanho, localizados no litoral, caraterizados como urbanos, que implementam a Agenda 21 Local e onde existe competição política, são aqueles que tendem a apresentar maiores níveis de divulgação.2018-12-27T14:24:01Z2018-12-27T14:24:01Z2018-12-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1531oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1531porhttp://hdl.handle.net/11110/1531Ribeiro, VerónicaMonteiro, SóniaMoura, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:56Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:52.010328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
title Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
spellingShingle Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
Ribeiro, Verónica
Divulgação
responsabilidade Social
setor Público
title_short Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
title_full Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
title_fullStr Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
title_full_unstemmed Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
title_sort Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
author Ribeiro, Verónica
author_facet Ribeiro, Verónica
Monteiro, Sónia
Moura, Ana
author_role author
author2 Monteiro, Sónia
Moura, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Verónica
Monteiro, Sónia
Moura, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação
responsabilidade Social
setor Público
topic Divulgação
responsabilidade Social
setor Público
description O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação on-line de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses. Procedeu-se à análise do conteúdo dos websites de 60 municípios portugueses que constituem a amostra. Foi construído um índice de divulgação de informação que varia entre 0 e 1, permitindo assim analisar o grau de divulgação global de cada município e de cada categoria de informação individualmente (informação genérica, económica, social e ambiental). Os resultados obtidos indicam que o valor médio do índice de divulgação total observado foi de 0,46. A categoria de informação económica foi a que apresentou um maior índice de divulgação (com 0,66) seguindo-se as categorias de informação social e ambiental (0,61 e 0,36, respetivamente). Verificamos que os municípios de maior tamanho, localizados no litoral, caraterizados como urbanos, que implementam a Agenda 21 Local e onde existe competição política, são aqueles que tendem a apresentar maiores níveis de divulgação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27T14:24:01Z
2018-12-27T14:24:01Z
2018-12-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1531
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1531
url http://hdl.handle.net/11110/1531
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129888297320448