O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8390 |
Resumo: | Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_901ad72f2990cb30f5e629979e840b3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8390 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagemTempo de estudo autónomoAutonomiaResponsabilizaçãoMmovimento da escola modernaPlano individual de trabalhoAutonomous time of studyAutonomyAccountabilityModern school movementIndividual work planRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento procura-se descrever e analisar o período de observação e intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa instituição de ensino privada, no 2.º Ciclo, decorreu em duas turmas do 6.º ano, numa instituição pública. O presente relatório integra, um estudo, realizado no contexto da PES II, intitulado “O TEA como estratégia de implicação do aluno no processo de aprendizagem”. Este estudo procurou compreender de que forma o Tempo de Estudo Autónomo potencia a implicação do aluno no processo de aprendizagem. Desse modo, constituíram-se como objetivos específicos do estudo: i) Caracterizar os modos de planificação do trabalho individual dos alunos; ii) Descrever os critérios de autoavaliação utilizados pelos alunos sobre o trabalho realizado no Tempo de Estudo Autónomo; iii) Descrever a forma como os alunos consideram a autoavaliação do professor para planificarem o seu trabalho individual. Em conformidade, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa com recurso a diversas técnicas de recolha de dados (inquérito por questionário, entrevista semiestruturada, análise documental e observação direta e indireta). Estes, foram tratados através de contagem de frequências (absolutas e relativas), com recurso ao programa Microsoft Excel. As conclusões do estudo permitem considerar que o dispositivo implementado no sentido de ajudar os alunos a regular o seu processo de aprendizagem se revelou eficaz, verificando-se no final do estudo um incremento de competências de autonomia e de responsabilização e gestão do processo de aprendizagem.ABSTRACT This current report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Practice of Teaching II, part of the Masters degree in Portuguese of the First Cycle of Basic School and History and Portugal's Geography of the Second Cycle of Basic School. Through this document it is intended to describe and analyze the pedagogical observation and intervention, developed within the contexts of the first and second Basic School. Regarding the First Cycle, the practice of supervised teaching has occurred in a fourth grade class, at a private teaching institution. On the Second Cycle it was done with two classes of the sixth grade at a public institution. This report comprises a study made within the context of the STP II, entitled “The ATS as a strategy of the student's implication in learning process”. This study tried to understand the way which the Autonomous Time of Study potentiated the student's implication in his own learning process. Having that under consideration, were constituted as specific aims of the study: i) Characterize the methods of planning the individual work of the students; ii) Describe the self evaluation criteria used by the students regarding their work during the Autonomous Time of Study; iii) Describe the way which the students consider their teacher's self evaluation to plan their individual work. In accordance, it has been applied a methodology of qualitative nature with the use of several data collection (questions by survey, semi structured interview, documental analysis and both direct and indirect observation). These, were processed through frequency (absolute and relative) analysis using Microsoft Excel Software. The conclusions from the study allow to consider that the implemented device in order to help the students to regulate their learning process has proven itself effective, showing that there was an increase of skills regarding autonomy, accountability and management of the learning process.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLAmaral, Filipa Alexandra Grijó2018-04-10T09:17:41Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8390TID:201853272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.772720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
title |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem Amaral, Filipa Alexandra Grijó Tempo de estudo autónomo Autonomia Responsabilização Mmovimento da escola moderna Plano individual de trabalho Autonomous time of study Autonomy Accountability Modern school movement Individual work plan |
title_short |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
title_full |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
title_sort |
O TEA como estratégia de implementação do aluno no processo de aprendizagem |
author |
Amaral, Filipa Alexandra Grijó |
author_facet |
Amaral, Filipa Alexandra Grijó |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Filipa Alexandra Grijó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo de estudo autónomo Autonomia Responsabilização Mmovimento da escola moderna Plano individual de trabalho Autonomous time of study Autonomy Accountability Modern school movement Individual work plan |
topic |
Tempo de estudo autónomo Autonomia Responsabilização Mmovimento da escola moderna Plano individual de trabalho Autonomous time of study Autonomy Accountability Modern school movement Individual work plan |
description |
Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-13 2017-07-13T00:00:00Z 2018-04-10T09:17:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8390 TID:201853272 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8390 |
identifier_str_mv |
TID:201853272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133433181503488 |