Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Soraia Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3817
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo de Ensino Básico
id RCAP_8844d69bc496a26ce07be76885db2ebf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagemTempo de estudo autónomoAutonomiaDiferenciação pedagógicaResponsabilizaçãoAvaliaçãoAutonomous study timeAutonomyPedagogical differentiationAccountabilityAssessmentRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo de Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Ao longo deste documento será relatado todo o processo realizado durante os períodos de observação, de intervenção e avaliação final, junto de uma turma de 2.º ano do 1.º CEB, assim como apresentado o estudo realizado no âmbito da rotina de Tempo de Estudo Autónomo (TEA). O propósito deste estudo foi o de analisar o contributo desta rotina na aquisição de competências de autonomia, participação e responsabilização, por parte das crianças, facilitadoras da regulação do seu próprio processo de ensino aprendizagem. De modo a realizar esta investigação, utilizou-se a metodologia qualitativa interpretativa, por ter sido considerada a mais adequada ao objeto de estudo. A técnica de recolha de dados utilizada para o estudo baseou-se, essencialmente, nas planificações individuais dos alunos uma vez que estas se configuravam como instrumentos de regulação das aprendizagens, no Tempo de Estudo Autónomo Os dados adquiridos ao longo do estudo foram tratados com recurso ao programa EXCEL e apresentados em tabelas e gráficos de modo a serem de fácil leitura. Através deste estudo foi possível verificar que o TEA permite diferenciar o trabalho dos alunos mediante as suas necessidades e interesses, tendo facilitado as aprendizagens e o sucesso dos alunos.Abstract This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. Throughout this document will be reported the whole process carried out during the periods of observation, intervention and final evaluation, along with a group of the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education as well as it will be presented the study in the context of the non-disciplinary area of Autonomous Study Time. The purpose of this study was to analyze the contribution of this non-disciplinary area in the acquisition of autonomy, participation and accountability skills on the part of the children, facilitators of the regulation of their own teaching and learning process. In order to conduct this research, we used an interpretive qualitative methodology, because it was considered to be more appropriate to the object of study. The technique of collecting data used for the study was based essentially on the students` individual planning since they appeared as regulatory tools of the acquired learning, in the Autonomous Study Time. The collected data during the survey was treated using the Microsoft Excel program and presented in tables and graphs so that they would be easier to read. Through this study we could observe that the Autonomous Study Time allows to differentiate the students work according to their needs and interests, and has facilitated the learning process, as well as the students` success.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLFélix, Soraia Filipa Ferreira2014-09-18T09:16:07Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3817TID:201392100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:22.411212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
Félix, Soraia Filipa Ferreira
Tempo de estudo autónomo
Autonomia
Diferenciação pedagógica
Responsabilização
Avaliação
Autonomous study time
Autonomy
Pedagogical differentiation
Accountability
Assessment
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o TEA como estratégia de implicação do aluno no seu processo de ensino aprendizagem
author Félix, Soraia Filipa Ferreira
author_facet Félix, Soraia Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Soraia Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo de estudo autónomo
Autonomia
Diferenciação pedagógica
Responsabilização
Avaliação
Autonomous study time
Autonomy
Pedagogical differentiation
Accountability
Assessment
topic Tempo de estudo autónomo
Autonomia
Diferenciação pedagógica
Responsabilização
Avaliação
Autonomous study time
Autonomy
Pedagogical differentiation
Accountability
Assessment
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo de Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18T09:16:07Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3817
TID:201392100
url http://hdl.handle.net/10400.21/3817
identifier_str_mv TID:201392100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389992755200