"... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, João Diogo Cristovão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/82084
Resumo: Os ficheiros audio que fazem parte desta dissertação estão disponíveis na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
id RCAP_901af6eed7eb3bd01e9f40f5e5325db9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/82084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição MusicalComposição MusicalMúsicaTextoCriptografiaProcesso criativoMusicTextMusical compositionCryptographyCreative processDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesOs ficheiros audio que fazem parte desta dissertação estão disponíveis na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaEste relatório de projeto artístico tem como base a sistematização de uma metodologia de composição que testa uma possível associação entre componentes textuais e elementos musicais. Poderá ser encarada como uma transcrição de caraterísticas textuais para parâmetros musicais, de forma a que a literatura continue a ser um dos impulsos principais na criação musical, mas diferente de géneros e métodos de composição ligados à literatura pelo uso da palavra cantada ou declamada, ou na literatura como inspiração que se pressupõe em reportório programático. Para isso foi desenvolvido um processo de transcrição em que o texto é tratado como dados em bruto – consoante os caracteres individuais e combinações entre letras, em sílabas, palavras ou frases – resultando em sequências numéricas e alturas de notas, e usadas na construção de motivos, acordes, estruturas, etc.; destas transcrições resultam séries de notas musicais, com alturas e durações específicas, que são tratadas como o material musical disponível para o compositor. Não se trata de uma transcrição ou codificação direta de texto em música, mas sim de explorar como estes processos criptográficos podem ser aplicados artística e criativamente. Todas as peças foram conseguidas a partir da aplicação do método acima descrito de transcrições textuais, trabalhadas e metamorfoseadas em diferentes formatos e resultados criativos. Tudo isto culmina num portfolio de peças musicais, para além de exemplos audiovisuais. Apresentam-se pontos de partida e fundamentos relativos ao desenvolvimento e aplicação deste auxiliar de composição, bem como experiências, rascunhos, e uma análise retrospetiva do que foi feito e das possibilidades futuras.This artistic project study has its foundation in the systematization of a composition methodology that tests a possible association between textual components and musical elements. It might be seen as a transcription of textual characteristics to musical parameters, in which literature still remains one of the main impulses for the musical creation, but astray from genders and methods tied to literature by spoken or sang word, or literature as the inspiration present in programmatic repertoire. To this end it was developed a transposition process in which text is treated as raw data – according to individual characters and combinations between letters, syllables, words or sentences – resulting in numeric sequences and pitches, and used in the construction of motifs, chords, structures, etc.; from these transpositions results series of musical notes, with specific pitches and durations, that are treated as the musical material available to the composer. It’s not about a direct transposition or codification of text in music, but rather exploring how these cryptographic processes can be applied artistically and creatively. All pieces were achieved by the application of the method described above, crafted and metamorphosed in different formats and creative results. All this culminates in a portfolio of musical works, as well as audiovisual examples. Starting points and fundaments regarding the development and application of this compositional aid are presented, as well as experiences, drafts, and a retrospective analysis of what’s been done and of future possibilities.Jorge, Rui PereiraRUNRicardo, João Diogo Cristovão2019-09-23T13:39:12Z2019-07-242019-05-142019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/82084TID:202283950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:36:28Zoai:run.unl.pt:10362/82084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:09.356789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
title "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
spellingShingle "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
Ricardo, João Diogo Cristovão
Composição Musical
Música
Texto
Criptografia
Processo criativo
Music
Text
Musical composition
Cryptography
Creative process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
title_full "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
title_fullStr "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
title_full_unstemmed "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
title_sort "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
author Ricardo, João Diogo Cristovão
author_facet Ricardo, João Diogo Cristovão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Rui Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, João Diogo Cristovão
dc.subject.por.fl_str_mv Composição Musical
Música
Texto
Criptografia
Processo criativo
Music
Text
Musical composition
Cryptography
Creative process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Composição Musical
Música
Texto
Criptografia
Processo criativo
Music
Text
Musical composition
Cryptography
Creative process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Os ficheiros audio que fazem parte desta dissertação estão disponíveis na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23T13:39:12Z
2019-07-24
2019-05-14
2019-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/82084
TID:202283950
url http://hdl.handle.net/10362/82084
identifier_str_mv TID:202283950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137981164945408