Ataque, decay, release : processos de composição musical e entorno tecnológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271517 |
Resumo: | Ataque, Decay, Release (2023) é uma composição acusmática em onze movimentos, pro duzida entre 2021 e 2023, estreada na Sala dos Sons na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sistema surround de oito canais, e distribuída como álbum em for mato estéreo. O memorial aborda a interação dos processos de criação musical com o entorno tecnológico – o conjunto de tecnologias presentes durante o processo composici onal. Para minimizar o dualismo musicista versus tecnologia, utilizo o termo “ambiente de composição” para designar o entorno tecnológico e os agentes humanos – os musi cistas e suas atividades na criação musical – como integrantes do ambiente por meio do qual se experimenta o processo de composição. Elucido cinco características do entorno tecnológico e do ambiente de composição: a representação temporal, a adaptabilidade, a disparidade com os recursos almejados da apresentação, a experiência e o entorno cul tural. Intrinsecamente ao processo composicional, desenvolvi e publiquei doze scripts para o software REAPER. Esses scripts foram motivados por interesses e desafios com posicionais e podem ser divididos em três categorias: geração e transformação musical; música adaptativa; organização e representação musical. Neste memorial, comento como esses scripts foram integrados no processo composicional. Esteticamente, Ataque, Decay, Release está concentrado na contemplação da efemeridade do som, e, para isso, utilizo vozes distorcidas, sons mascarados, momentos de ressonância e silêncio. |
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Lumertz, Daniel de SouzaCunha, Antônio Carlos Borges2024-02-06T04:31:06Z2023http://hdl.handle.net/10183/271517001195488Ataque, Decay, Release (2023) é uma composição acusmática em onze movimentos, pro duzida entre 2021 e 2023, estreada na Sala dos Sons na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sistema surround de oito canais, e distribuída como álbum em for mato estéreo. O memorial aborda a interação dos processos de criação musical com o entorno tecnológico – o conjunto de tecnologias presentes durante o processo composici onal. Para minimizar o dualismo musicista versus tecnologia, utilizo o termo “ambiente de composição” para designar o entorno tecnológico e os agentes humanos – os musi cistas e suas atividades na criação musical – como integrantes do ambiente por meio do qual se experimenta o processo de composição. Elucido cinco características do entorno tecnológico e do ambiente de composição: a representação temporal, a adaptabilidade, a disparidade com os recursos almejados da apresentação, a experiência e o entorno cul tural. Intrinsecamente ao processo composicional, desenvolvi e publiquei doze scripts para o software REAPER. Esses scripts foram motivados por interesses e desafios com posicionais e podem ser divididos em três categorias: geração e transformação musical; música adaptativa; organização e representação musical. Neste memorial, comento como esses scripts foram integrados no processo composicional. Esteticamente, Ataque, Decay, Release está concentrado na contemplação da efemeridade do som, e, para isso, utilizo vozes distorcidas, sons mascarados, momentos de ressonância e silêncio.Ataque, Decay, Release (2023) is an acousmatic composition consisting of eleven move ments, produced between 2021 and 2023, premiered at Sala dos Sons at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, with a surround system of eight sound speakers, and re leased as an album in stereo format. In this text, I write about the interaction between the processes of musical creation and the technological surrounding – the set of technologies used in the composition process. To lessen the dualism musician versus technology, I use the term “composition environment” to designate the technological surrounding and the human agents as integral components of the environment through which the composition process is experienced. I identify five characteristics from the technological surround ing and the composition environment: temporal representation, adaptability, disparity with the intended performance resources, experience, and cultural surrounding. Intrinsi cally to the composition process I published and developed twelve scripts for the software REAPER. These scripts were motivated by my interests and the challenges faced during the composition process. The scripts can be divided into three categories: musical gen eration and transformation, adaptive music, and music representation and organization. Aesthetically, Ataque, Decay, Release is focused in the contemplation of sound ephemer ality, though there is the use of distorted voices, masked sounds, moments of ressonance, and silence.audio/x-wavapplication/pdfporComposição musicalMúsicaTecnologiaComputação musicalMusical compositionComposition processMusic and technologyComputer MusicAtaque, decay, release : processos de composição musical e entorno tecnológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195488.pdf.txt001195488.pdf.txtExtracted Texttext/plain157830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/8/001195488.pdf.txt4041db7108892f2a97954bced9e91a56MD58ORIGINAL001195488.pdfTexto completoapplication/pdf7328839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/1/001195488.pdfbbef71aa81b84656b2b21c2aa579fab9MD51001195488.wavÁudioaudio/x-wav40010224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/2/001195488.wavc372bfe6cf2e7450393569449e6f0587MD52001195488-02.wavÁudioaudio/x-wav22624036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/3/001195488-02.wavfe3ea36ae87a886003bbe11972005b2fMD53001195488-03.wavÁudioaudio/x-wav28282240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/4/001195488-03.wav811e0aa11028eebcd1727d71716de150MD54001195488-04.wavÁudioaudio/x-wav81804720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/5/001195488-04.wav500638c473a7546dff59bef6a3db3548MD55001195488-05.wavÁudioaudio/x-wav2550707008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/6/001195488-05.wav49843fd7ba366cc0567a46cdfb59fedeMD56001195488-06.wavÁudioaudio/x-wav686169940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271517/7/001195488-06.wav79e1ba69ddafd268a4831599deb68a45MD5710183/2715172024-02-07 06:00:10.836738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T08:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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