Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33158 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio descreve dois projetos em torno da temática da Convivência Democrática e Cidadania, desenvolvidos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, neste documento, procura-se ilustrar e fundamentar, através de uma análise reflexiva e crítica, as intervenções pedagógicas, junto de um grupo de crianças de educação pré-escolar e de uma turma do 2.º ano de escolaridade, desenvolvidas através da Metodologia de Trabalho de Projeto enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Falamos dos projetos ‘Brincar no Quintal’ e ‘Orquestrar’. A nossa intervenção procurou contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais das crianças, dando-lhes voz e proporcionando-lhes oportunidades de participação e negociação, de desempenho de diversos papéis durante as diferentes fases de trabalho de projeto e promoção de uma prática cooperada e colaborativa, respeitando sempre as características e necessidades individuais das crianças. Em linhas gerais, do projeto “Brincar no Quintal” resultou a dinamização e o enriquecimento do espaço quintal da instituição, com diversos desafios e materiais soltos. Do projeto “Orquestrar” resultou a construção de alguns instrumentos musicais, uma caixa de música, a exploração de aspetos relevantes na dinâmica de uma orquestra e a criação de um espetáculo. Em ambos os projetos, quisemos evidenciar a importância de um ambiente de trabalho colaborativo e cooperativo. Através de dinâmicas promotoras da convivência democrática e cidadania, consideramos ter potenciado o desenvolvimento da autoestima, criatividade, pensamento crítico, bem como o sentido de responsabilidade das crianças. |
id |
RCAP_9021e4743cb98016c454ea789997584b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoConvivência democrática e cidadaniaTrabalho de projetoEducação pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio descreve dois projetos em torno da temática da Convivência Democrática e Cidadania, desenvolvidos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, neste documento, procura-se ilustrar e fundamentar, através de uma análise reflexiva e crítica, as intervenções pedagógicas, junto de um grupo de crianças de educação pré-escolar e de uma turma do 2.º ano de escolaridade, desenvolvidas através da Metodologia de Trabalho de Projeto enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Falamos dos projetos ‘Brincar no Quintal’ e ‘Orquestrar’. A nossa intervenção procurou contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais das crianças, dando-lhes voz e proporcionando-lhes oportunidades de participação e negociação, de desempenho de diversos papéis durante as diferentes fases de trabalho de projeto e promoção de uma prática cooperada e colaborativa, respeitando sempre as características e necessidades individuais das crianças. Em linhas gerais, do projeto “Brincar no Quintal” resultou a dinamização e o enriquecimento do espaço quintal da instituição, com diversos desafios e materiais soltos. Do projeto “Orquestrar” resultou a construção de alguns instrumentos musicais, uma caixa de música, a exploração de aspetos relevantes na dinâmica de uma orquestra e a criação de um espetáculo. Em ambos os projetos, quisemos evidenciar a importância de um ambiente de trabalho colaborativo e cooperativo. Através de dinâmicas promotoras da convivência democrática e cidadania, consideramos ter potenciado o desenvolvimento da autoestima, criatividade, pensamento crítico, bem como o sentido de responsabilidade das crianças.This Internship Report describes two projects (‘Play in the Backyard’ and ‘Orchestrate’) with the underlying theme being Democratic Coexistence and Citizenship, developed in the context of the Supervised Pedagogical Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Thus, in this document, we seek to illustrate and substantiate - through a reflective and critical analysis - pedagogical interventions developed following the Project Work Methodology, applied to a group of pre-school and 2nd grade children, as a teaching-learning strategy. Our intervention sought to contribute to the development of children's personal and social skills, giving emphasis and relevance to their opinions, providing them with opportunities for participation and negotiation, to play different roles during the different phases of project work, and to promote a practice of cooperation and collaboration, always respecting the individual characteristics and needs of children. In general terms, ‘Play in the Backyard’ project resulted in the dynamization and enrichment of the institution's backyard space, with educational playground games and assorted materials. ‘Orchestrate’ project resulted in the construction of musical instruments, a music box, the analysis and exploration of an Orchestra dynamics, and the creation of a show. In both projects we aimed to provide evidence of the importance of a collaborative and cooperative work environment. Through dynamics that promote democratic coexistence and citizenship, we believe that we have enhanced the development of self-esteem, creativity, critical thinking, as well as the children's sense of responsibility.2022-02-14T13:46:59Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33158porMouro, Susana Cláudia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:47Zoai:ria.ua.pt:10773/33158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:38.836263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Mouro, Susana Cláudia Gomes Convivência democrática e cidadania Trabalho de projeto Educação pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Convivência democrática e cidadania: oportunidades em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Mouro, Susana Cláudia Gomes |
author_facet |
Mouro, Susana Cláudia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouro, Susana Cláudia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convivência democrática e cidadania Trabalho de projeto Educação pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Convivência democrática e cidadania Trabalho de projeto Educação pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente Relatório de Estágio descreve dois projetos em torno da temática da Convivência Democrática e Cidadania, desenvolvidos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, neste documento, procura-se ilustrar e fundamentar, através de uma análise reflexiva e crítica, as intervenções pedagógicas, junto de um grupo de crianças de educação pré-escolar e de uma turma do 2.º ano de escolaridade, desenvolvidas através da Metodologia de Trabalho de Projeto enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Falamos dos projetos ‘Brincar no Quintal’ e ‘Orquestrar’. A nossa intervenção procurou contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais das crianças, dando-lhes voz e proporcionando-lhes oportunidades de participação e negociação, de desempenho de diversos papéis durante as diferentes fases de trabalho de projeto e promoção de uma prática cooperada e colaborativa, respeitando sempre as características e necessidades individuais das crianças. Em linhas gerais, do projeto “Brincar no Quintal” resultou a dinamização e o enriquecimento do espaço quintal da instituição, com diversos desafios e materiais soltos. Do projeto “Orquestrar” resultou a construção de alguns instrumentos musicais, uma caixa de música, a exploração de aspetos relevantes na dinâmica de uma orquestra e a criação de um espetáculo. Em ambos os projetos, quisemos evidenciar a importância de um ambiente de trabalho colaborativo e cooperativo. Através de dinâmicas promotoras da convivência democrática e cidadania, consideramos ter potenciado o desenvolvimento da autoestima, criatividade, pensamento crítico, bem como o sentido de responsabilidade das crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T00:00:00Z 2021-12-15 2022-02-14T13:46:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33158 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137701883019264 |