Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid, Luis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vitorino, Anabela, Borrego, Carla Chicau, MOUTÃO, JOÃO, Bento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/891
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units.
id RCAP_903486f16a7cb40c9cc1d4c41646828d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)AvaliaçãoSatisfaçãoDesempenhoAnálise FatorialAssessmentSatisfactionPerformanceFactor AnalysisO objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCid, LuisVitorino, AnabelaBorrego, Carla ChicauMOUTÃO, JOÃOBento, Teresa2014-01-27T00:57:12Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/891porCid,L.;Vitorino,A.;Borrego,C.;Moutão,J. & Bento,T. (2013).Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC).Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,1(1),105-121 .2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:21.625921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
title Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
spellingShingle Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
Cid, Luis
Avaliação
Satisfação
Desempenho
Análise Fatorial
Assessment
Satisfaction
Performance
Factor Analysis
title_short Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
title_full Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
title_fullStr Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
title_sort Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
author Cid, Luis
author_facet Cid, Luis
Vitorino, Anabela
Borrego, Carla Chicau
MOUTÃO, JOÃO
Bento, Teresa
author_role author
author2 Vitorino, Anabela
Borrego, Carla Chicau
MOUTÃO, JOÃO
Bento, Teresa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid, Luis
Vitorino, Anabela
Borrego, Carla Chicau
MOUTÃO, JOÃO
Bento, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Satisfação
Desempenho
Análise Fatorial
Assessment
Satisfaction
Performance
Factor Analysis
topic Avaliação
Satisfação
Desempenho
Análise Fatorial
Assessment
Satisfaction
Performance
Factor Analysis
description O objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
2014-01-27T00:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/891
url http://hdl.handle.net/10400.15/891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cid,L.;Vitorino,A.;Borrego,C.;Moutão,J. & Bento,T. (2013).Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC).Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,1(1),105-121 .
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024307888128