Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/891 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units. |
id |
RCAP_903486f16a7cb40c9cc1d4c41646828d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/891 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)AvaliaçãoSatisfaçãoDesempenhoAnálise FatorialAssessmentSatisfactionPerformanceFactor AnalysisO objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCid, LuisVitorino, AnabelaBorrego, Carla ChicauMOUTÃO, JOÃOBento, Teresa2014-01-27T00:57:12Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/891porCid,L.;Vitorino,A.;Borrego,C.;Moutão,J. & Bento,T. (2013).Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC).Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,1(1),105-121 .2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:21.625921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
title |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
spellingShingle |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) Cid, Luis Avaliação Satisfação Desempenho Análise Fatorial Assessment Satisfaction Performance Factor Analysis |
title_short |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
title_full |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
title_fullStr |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
title_sort |
Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC) |
author |
Cid, Luis |
author_facet |
Cid, Luis Vitorino, Anabela Borrego, Carla Chicau MOUTÃO, JOÃO Bento, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Vitorino, Anabela Borrego, Carla Chicau MOUTÃO, JOÃO Bento, Teresa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cid, Luis Vitorino, Anabela Borrego, Carla Chicau MOUTÃO, JOÃO Bento, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Satisfação Desempenho Análise Fatorial Assessment Satisfaction Performance Factor Analysis |
topic |
Avaliação Satisfação Desempenho Análise Fatorial Assessment Satisfaction Performance Factor Analysis |
description |
O objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05 2013-05-01T00:00:00Z 2014-01-27T00:57:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/891 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cid,L.;Vitorino,A.;Borrego,C.;Moutão,J. & Bento,T. (2013).Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC).Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,1(1),105-121 . 2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIPS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137024307888128 |