Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carina de Jesus Magueijo dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17075
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce
id RCAP_1b64bae61972438aec4f181453fc7ec0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjuntaProfissional de intervenção precoceAtraso global de desenvolvimentoComunicação e Interação adulto-criançaParticipação e agência da criançaEarly intervention professionalGlobal developmental delayAdult-Child communication and interactionChild participation and agencyDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção PrecoceA criança desenvolve as suas “ideias fundamentais sobre o mundo, sobre si próprio e sobre os outros” (Bowlby, 1969) através da interação que estabelece com os seus principais cuidadores nos seus contextos de vida naturais. A criança com atraso global do desenvolvimento (i.e., elegível para os serviços de Intervenção Precoce em Portugal) pode necessitar de apoio para ser autónoma nas suas rotinas diárias, para estabelecer relações seguras, fazer amizades, brincar com os seus pares, aprender, participar e fazer escolhas nos seus contextos de vida, podendo o profissional de Intervenção Precoce ser um facilitador destas interações. Neste estudo pretendeu-se estudar a forma como este profissional atua e comunica com as crianças, em idade pré-escolar, abrangidas pela Intervenção Precoce, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, assim como comparar estas formas de atuação e de comunicação com as educadoras de infância e mães. Para o efeito, o comportamento interativo e comunicativo dos profissionais de Intervenção Precoce, educadoras de infância e mães foi observado, na mesma situação lúdica durante 20 minutos enquanto construíam um produto à sua escolha com os materiais disponibilizados na mala Tandem. Participaram 48 díades adulto-criança, distribuídas por: i) 10 díades profissionais de Intervenção Precoce-crianças com atraso global do desenvolvimento, ii) 20 díades educadoras de infância-crianças com desenvolvimento típico, e iii) 18 díades mães-filhos(as) com desenvolvimento típico. Todas as crianças tinham idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Os resultados indicam que as profissionais de Intervenção Precoce se expressam mais com perguntas de processo, sugestões e elogios, relativamente às educadoras e às mães, e reagem mais frequentemente às emoções e comportamentos da criança, dão feedback positivo e respeitador, e apoiam menos as iniciativas da criança sem intromissões. Espera-se que este estudo contribua para o debate social e científico acerca do papel do profissional de Intervenção Precoce no desenvolvimento da criança e enquanto seu cuidador significativo.Children develop "fundamental ideas about the world, themselves, and others" (Bowlby, 1969) through interactions established with their primary caregivers in their live contexts. A child with global developmental delay (i.e., eligible for Early Intervention services in Portugal) may require support to become autonomous in their daily routines, establish secure relationships, relate to friends, engage in play with peers, learn, participate, and make choices within their life contexts. The early intervention professional can facilitate these interactions. This study aimed to investigate how early intervention professionals interact and communicate with preschool-aged children (covered by Early Intervention) during a joint constructive play activity. It also aimed to compare these interactions and communication with those of kindergarten educators and mothers. For this purpose, the interactive and communicative behavior of early intervention professionals, preschool educators, and mothers was observed during the same play situation, where they spent 20 minutes constructing a product of their choice using materials provided in the Tandem bag. The study involved 48 adult-child dyads, distributed as follows: i) 10 early intervention professional-child dyads with children with global developmental delay, ii) 20 kindergarten educator-child dyads with typical development, and iii) 18 mother-child dyads with typical development. All children were between 3 and 6 years of age. The results indicate that early intervention professionals express themselves more through process questions, suggestions, and give more positive feedback compared to preschool educators and mothers. They also respond more frequently to the child's emotions and behaviors, provide positive and respectful feedback, and offer support to the child's initiatives without interference. This study is expected to contribute to the social and scientific debate on the role of the intervention professional in children development and as a significant caregiver.Fuertes, MarinaFernandes, IsabelRCIPLReis, Carina de Jesus Magueijo dos2024-02-08T10:29:39Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17075TID:203525876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T02:16:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:11.723801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
title Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
spellingShingle Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
Reis, Carina de Jesus Magueijo dos
Profissional de intervenção precoce
Atraso global de desenvolvimento
Comunicação e Interação adulto-criança
Participação e agência da criança
Early intervention professional
Global developmental delay
Adult-Child communication and interaction
Child participation and agency
title_short Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
title_full Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
title_fullStr Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
title_full_unstemmed Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
title_sort Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta
author Reis, Carina de Jesus Magueijo dos
author_facet Reis, Carina de Jesus Magueijo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
Fernandes, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carina de Jesus Magueijo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional de intervenção precoce
Atraso global de desenvolvimento
Comunicação e Interação adulto-criança
Participação e agência da criança
Early intervention professional
Global developmental delay
Adult-Child communication and interaction
Child participation and agency
topic Profissional de intervenção precoce
Atraso global de desenvolvimento
Comunicação e Interação adulto-criança
Participação e agência da criança
Early intervention professional
Global developmental delay
Adult-Child communication and interaction
Child participation and agency
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
2023-11-23T00:00:00Z
2024-02-08T10:29:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17075
TID:203525876
url http://hdl.handle.net/10400.21/17075
identifier_str_mv TID:203525876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137432622333952