Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/209 |
Resumo: | O presente estudo procura desvendar, numa perspectiva interpretativa e crítica, até que ponto os alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico lêem por prazer, a qualquer hora e em qualquer local, fruto da sua própria vontade e iniciativa ou se, por outro lado, apenas o fazem porque são obrigados, transformando-se, assim, o deleite numa mera e custosa obrigação. No âmbito desta temática emergem questões hoje tão prementes como a responsabilidade da família, da escola e da sociedade na consecução do objectivo comum de promoção de hábitos de leitura sustentados. Neste enquadramento, registe-se a forte importância do papel da biblioteca escolar e da biblioteca pública na aquisição e estabelecimento de bons hábitos de leitura que deverão ser cultivados desde tenra idade. Começámos por nos debruçar, em termos teóricos, sobre a revisão da literatura dedicada aos assuntos em análise. Procedemos à aplicação de dois questionários que abrangeram uma amostra de 31 docentes e de 181 alunos do segundo e terceiro Ciclos do Ensino Básico da Eco-Escola. De modo a complementar o estudo, foi efectuada uma análise documental que englobou o Projecto Educativo e os instrumentos que permitem a sua operacionalização. O estudo inseriu-se numa abordagem descritiva e interpretativa, sendo a metodologia investigativa usada o “estudo de caso”. |
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