O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1960 |
Resumo: | O turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princípios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turístico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turístico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação. |
id |
RCAP_9048a67ad5ad3f75978d2028109e86f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELEcoturismolealdadesustentabilidadeO turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princípios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turístico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turístico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação.Latin American Journal of Business Management2020-07-31T09:42:00Z2020-07-31T09:42:00Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1960oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960porRoseta, P. & Sousa, B. (2019). O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Latin American Journal of Business Management. V. 10, N. 2, P. 53-72, jul-dez/2019. Taubaté, SP, Brasil; ISSN: 2178-4833.2178-4833http://hdl.handle.net/11110/1960Roseta, PauloSousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:14.764411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
title |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
spellingShingle |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Roseta, Paulo Ecoturismo lealdade sustentabilidade |
title_short |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
title_full |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
title_fullStr |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
title_sort |
O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
author |
Roseta, Paulo |
author_facet |
Roseta, Paulo Sousa, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roseta, Paulo Sousa, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecoturismo lealdade sustentabilidade |
topic |
Ecoturismo lealdade sustentabilidade |
description |
O turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princípios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turístico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turístico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01T00:00:00Z 2020-07-31T09:42:00Z 2020-07-31T09:42:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1960 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1960 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Roseta, P. & Sousa, B. (2019). O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Latin American Journal of Business Management. V. 10, N. 2, P. 53-72, jul-dez/2019. Taubaté, SP, Brasil; ISSN: 2178-4833. 2178-4833 http://hdl.handle.net/11110/1960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892448632832 |