O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseta, Paulo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1960
Resumo: O turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princípios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turístico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turístico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação.
id RCAP_9048a67ad5ad3f75978d2028109e86f1
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELEcoturismolealdadesustentabilidadeO turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princípios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turístico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turístico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação.Latin American Journal of Business Management2020-07-31T09:42:00Z2020-07-31T09:42:00Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1960oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960porRoseta, P. & Sousa, B. (2019). O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Latin American Journal of Business Management. V. 10, N. 2, P. 53-72, jul-dez/2019. Taubaté, SP, Brasil; ISSN: 2178-4833.2178-4833http://hdl.handle.net/11110/1960Roseta, PauloSousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:14.764411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
title O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
spellingShingle O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Roseta, Paulo
Ecoturismo
lealdade
sustentabilidade
title_short O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
title_full O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
title_fullStr O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
title_sort O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
author Roseta, Paulo
author_facet Roseta, Paulo
Sousa, Bruno
author_role author
author2 Sousa, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roseta, Paulo
Sousa, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoturismo
lealdade
sustentabilidade
topic Ecoturismo
lealdade
sustentabilidade
description O turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princípios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turístico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turístico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01T00:00:00Z
2020-07-31T09:42:00Z
2020-07-31T09:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1960
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960
url http://hdl.handle.net/11110/1960
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Roseta, P. & Sousa, B. (2019). O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Latin American Journal of Business Management. V. 10, N. 2, P. 53-72, jul-dez/2019. Taubaté, SP, Brasil; ISSN: 2178-4833.
2178-4833
http://hdl.handle.net/11110/1960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892448632832