A Corrida e Orientação na formação dos futuros Oficiais do Quadro Permanente: Implicações para um Oficial Subalterno das Armas Combatentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nuno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7985
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada, subordinado ao tema “A Corrida e Orientação na formação dos futuros Oficiais do Quadro Permanente: Implicações para um Oficial Subalterno das Armas Combatentes”, visa apurar o contributo da corrida e orientação para o desenvolvimento do perfil de competências do Oficial Subalterno do Quadro Permanente. Dada a abrangência da temática, emergiu a necessidade de a delimitar. Como tal, este estudo cinge-se, ao processo de tomada de decisão do Oficial Subalterno das Armas Combatente do Quadro Permanente, e à forma como a corrida e orientação potencia o desenvolvimento desta competência. Como instrumento de recolha de dados, foi construído um questionário, associado ao perfil de competências e ao processo de tomada de decisão do Oficial Subalterno das Armas Combatentes do Quadro Permanente. Este instrumento, foi aplicado a Oficiais Subalternos das Armas Combatentes do Quadro Permanente e a Alunos das Armas Combatentes da Academia Militar, o que perfez um total de 160 inquiridos. De um modo geral, o processo de tomada de decisão do Oficial Subalterno das Armas Combatentes do Quadro Permanente, é potenciado/desenvolvido pela prática de corrida e orientação. Conforme a análise dos dados, verifica-se que os Oficiais Subalternos das Armas Combatentes do Quadro Permanente que praticam corrida e orientação, obtiveram uma pontuação média superior nas dimensões do questionário de tomada de decisão, relativamente aos Oficiais Subalternos das Armas Combatentes do Quadro Permanente que não praticam a modalidade. A prática da modalidade, potencia as seguintes dimensões de tomada de decisão: “ realizar simulações mentais para escolher um curso de ação”; “modelos conceptuais do contexto”; metacognição sobre o contexto”. Como corroborado pelos inquiridos, esta modalidade apresenta alguma relevância para o desenvolvimento do perfil de competências do Oficial Subalterno, e em particular para a tomada de decisão.
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