Intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em idade pré-escolar : uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Rita Rodrigues Nery
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8255
Resumo: Enquadramento: O ganho de conhecimentos e aquisição de competências e aprimoramento de outras habilidades são fatores indiscutivelmente fulcrais para o desempenho profissional de excelência na área da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica, tendo contribuído os diversos estágios realizados para o sucesso nesses aspetos. Outra mais valia foi a capacidade de investigação alcançada, o que se traduziu na realização de uma revisão narrativa, de forma a analisar o estado da arte relativamente ao tema em estudo. Objetivos: Descrever os percursos formativos em estágio; Refletir sobre as aprendizagens, aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESIP, nas diferentes vertentes do exercício profissional; Analisar a produção científica sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar. Metodologia: Na primeira parte trata-se da descrição e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada na evidência científica. Na segunda parte realizou-se uma revisão narrativa sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar Resultados: Este percurso de aprendizagem em estágio quer em ambiente de cuidados de saúde primários, quer cuidados de saúde diferenciados, fez-me crescer como pessoa e como profissional, bem como desenvolver e aprimorar competências fundamentais para uma prática profissional capaz de prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos nas crianças são preferencialmente educativas para os pais/cuidador principal e crianças, através de visitas domiciliárias e em contexto de jardim escola. Conclusão: Com a realização destes estágios foi possível o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de estabelecer com a criança/família uma parceria de cuidados promotora da otimização da saúde, no sentido da adequação da gestão do regime terapêutico e da parentalidade. A realização da revisão narrativa possibilitou a síntese, com base na evidência científica, relativa às intervenções/estratégias de prevenção de acidentes domésticos nas crianças, e que se reverte como contributo para a melhoria contínua da qualidade de cuidados no meu contexto profissional em urgência pediátrica. Palavras-chave: Acidentes domésticos; Estratégias; Pais; Prevenção de Acidentes; Enfermagem pediátrica; Criança.
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Objetivos: Descrever os percursos formativos em estágio; Refletir sobre as aprendizagens, aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESIP, nas diferentes vertentes do exercício profissional; Analisar a produção científica sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar. Metodologia: Na primeira parte trata-se da descrição e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada na evidência científica. Na segunda parte realizou-se uma revisão narrativa sobre as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos em crianças com idade pré-escolar Resultados: Este percurso de aprendizagem em estágio quer em ambiente de cuidados de saúde primários, quer cuidados de saúde diferenciados, fez-me crescer como pessoa e como profissional, bem como desenvolver e aprimorar competências fundamentais para uma prática profissional capaz de prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que as intervenções para a prevenção de acidentes domésticos nas crianças são preferencialmente educativas para os pais/cuidador principal e crianças, através de visitas domiciliárias e em contexto de jardim escola. Conclusão: Com a realização destes estágios foi possível o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de estabelecer com a criança/família uma parceria de cuidados promotora da otimização da saúde, no sentido da adequação da gestão do regime terapêutico e da parentalidade. A realização da revisão narrativa possibilitou a síntese, com base na evidência científica, relativa às intervenções/estratégias de prevenção de acidentes domésticos nas crianças, e que se reverte como contributo para a melhoria contínua da qualidade de cuidados no meu contexto profissional em urgência pediátrica. Palavras-chave: Acidentes domésticos; Estratégias; Pais; Prevenção de Acidentes; Enfermagem pediátrica; Criança.Abstract Background: Gaining knowledge, acquiring skills and improving other abilities are undoubtedly key factors for excellent professional performance in the area of Nursing specializing in Child and Paediatric Health, and the various internships have contributed to this success. Another added value was the research capacity achieved, which resulted in a narrative review being carried out in order to analyze the state of the art on the subject under study. Objectives: To describe the training pathways during the internship; To reflect on the learning, acquisition and development of common and specific competences of the EHEA in the different aspects of professional practice; To analyze scientific production on interventions for the prevention of domestic accidents in pre-school children. Methodology: The first part describes and critically reflects on the skills developed in the Pediatrics, Neonatology and Child and Family Health internships, based on scientific evidence. The second part is a narrative review of interventions to prevent domestic accidents in preschool children. Results: This internship learning experience, both in a primary health care environment and in differentiated health care, has made me grow as a person and as a professional, as well as developing and improving fundamental skills for a professional practice capable of providing excellent care to the newborn/child/young person/family. The results of the research indicate that interventions to prevent domestic accidents in children are preferably educational for parents/primary caregiver and children, through home visits and in the school garden context. Conclusion: These internships enabled the development of skills and abilities capable of establishing a care partnership with the child/family that promotes the optimization of health, in order to adequately manage the therapeutic regime and parenting. This narrative review has enabled a synthesis, based on scientific evidence, of interventions/strategies to prevent domestic accidents in children, which will contribute to the continuous improvement of the quality of care in my professional context in the pediatric emergency department. Keywords: Domestic accidents; Strategies; Parents; Accident prevention; Pediatric nursing; Child.Bica, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMonteiro, Ana Rita Rodrigues Nery2023-12-202023-08-142027-12-20T00:00:00Z2023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8255TID:203472020porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T02:30:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:17.264981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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