Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Morais, Carlos, Goulão, Fátima, Melaré, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8129
Resumo: As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) em especial a Internet trouxe novas formas de viver o ensino e a aprendizagem, presencial ou a distância. Considerando que o ensino e a aprendizagem devem ser centrados no aluno e que estão cada vez mais inseridos no mundo das tecnologias, é necessário a identificação dos estilos de uso do espaço virtual e desenvolver estratégias que tenham em conta esses estilos. Com esta reflexão se avaliará a relação entre o ensino presencial e a distância de uma amostra de alunos de ensino superior. Sobre os resultados obtidos a maioria dos sujeitos utilizada a internet todos os dias a mais de cinco anos principalmente para a busca de informação e o estilo de uso do espaço virtual predominante é o estilo participativo.
id RCAP_905bcede23344c31b88f96086f21a140
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superiorEstilos de aprendizagemEstilos de uso do espaço virtualTICAs Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) em especial a Internet trouxe novas formas de viver o ensino e a aprendizagem, presencial ou a distância. Considerando que o ensino e a aprendizagem devem ser centrados no aluno e que estão cada vez mais inseridos no mundo das tecnologias, é necessário a identificação dos estilos de uso do espaço virtual e desenvolver estratégias que tenham em conta esses estilos. Com esta reflexão se avaliará a relação entre o ensino presencial e a distância de uma amostra de alunos de ensino superior. Sobre os resultados obtidos a maioria dos sujeitos utilizada a internet todos os dias a mais de cinco anos principalmente para a busca de informação e o estilo de uso do espaço virtual predominante é o estilo participativo.The Information Technology and Communication (ICT) especially the Internet has brought new ways of living teaching and learning, classroom or distance. Teaching and learning should be student-centered, these students are increasingly entered the world of technology, it is necessary to identify the styles of using virtual space to develop strategies with these styles. The text presents the evaluation of the relationship between teaching and distance of a sample of students in higher education. The results most subjects used the internet every day to more than five years mainly for information search and style using virtual space is predominantly participative style.UNEDBiblioteca Digital do IPBMiranda, LuísaMorais, CarlosGoulão, FátimaMelaré, Daniela2013-02-21T13:56:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8129porMiranda, Luísa; Morais, Carlos; Goulão, F.; Melaré, D. (2012). Estilos de aprendizagem: uso do virtual por alunos do ensino superior. Learning Style Review. Revista de estilos de aprendizagem. ISSN 1988-8996, p. 184-1951988-8996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:48.286437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
title Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
spellingShingle Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
Miranda, Luísa
Estilos de aprendizagem
Estilos de uso do espaço virtual
TIC
title_short Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
title_full Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
title_fullStr Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
title_sort Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
author Miranda, Luísa
author_facet Miranda, Luísa
Morais, Carlos
Goulão, Fátima
Melaré, Daniela
author_role author
author2 Morais, Carlos
Goulão, Fátima
Melaré, Daniela
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luísa
Morais, Carlos
Goulão, Fátima
Melaré, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de aprendizagem
Estilos de uso do espaço virtual
TIC
topic Estilos de aprendizagem
Estilos de uso do espaço virtual
TIC
description As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) em especial a Internet trouxe novas formas de viver o ensino e a aprendizagem, presencial ou a distância. Considerando que o ensino e a aprendizagem devem ser centrados no aluno e que estão cada vez mais inseridos no mundo das tecnologias, é necessário a identificação dos estilos de uso do espaço virtual e desenvolver estratégias que tenham em conta esses estilos. Com esta reflexão se avaliará a relação entre o ensino presencial e a distância de uma amostra de alunos de ensino superior. Sobre os resultados obtidos a maioria dos sujeitos utilizada a internet todos os dias a mais de cinco anos principalmente para a busca de informação e o estilo de uso do espaço virtual predominante é o estilo participativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-21T13:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/8129
url http://hdl.handle.net/10198/8129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Goulão, F.; Melaré, D. (2012). Estilos de aprendizagem: uso do virtual por alunos do ensino superior. Learning Style Review. Revista de estilos de aprendizagem. ISSN 1988-8996, p. 184-195
1988-8996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNED
publisher.none.fl_str_mv UNED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135223115415552