Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/8129 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) em especial a Internet trouxe novas formas de viver o ensino e a aprendizagem, presencial ou a distância. Considerando que o ensino e a aprendizagem devem ser centrados no aluno e que estão cada vez mais inseridos no mundo das tecnologias, é necessário a identificação dos estilos de uso do espaço virtual e desenvolver estratégias que tenham em conta esses estilos. Com esta reflexão se avaliará a relação entre o ensino presencial e a distância de uma amostra de alunos de ensino superior. Sobre os resultados obtidos a maioria dos sujeitos utilizada a internet todos os dias a mais de cinco anos principalmente para a busca de informação e o estilo de uso do espaço virtual predominante é o estilo participativo. |
id |
RCAP_905bcede23344c31b88f96086f21a140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superiorEstilos de aprendizagemEstilos de uso do espaço virtualTICAs Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) em especial a Internet trouxe novas formas de viver o ensino e a aprendizagem, presencial ou a distância. Considerando que o ensino e a aprendizagem devem ser centrados no aluno e que estão cada vez mais inseridos no mundo das tecnologias, é necessário a identificação dos estilos de uso do espaço virtual e desenvolver estratégias que tenham em conta esses estilos. Com esta reflexão se avaliará a relação entre o ensino presencial e a distância de uma amostra de alunos de ensino superior. Sobre os resultados obtidos a maioria dos sujeitos utilizada a internet todos os dias a mais de cinco anos principalmente para a busca de informação e o estilo de uso do espaço virtual predominante é o estilo participativo.The Information Technology and Communication (ICT) especially the Internet has brought new ways of living teaching and learning, classroom or distance. Teaching and learning should be student-centered, these students are increasingly entered the world of technology, it is necessary to identify the styles of using virtual space to develop strategies with these styles. The text presents the evaluation of the relationship between teaching and distance of a sample of students in higher education. The results most subjects used the internet every day to more than five years mainly for information search and style using virtual space is predominantly participative style.UNEDBiblioteca Digital do IPBMiranda, LuísaMorais, CarlosGoulão, FátimaMelaré, Daniela2013-02-21T13:56:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8129porMiranda, Luísa; Morais, Carlos; Goulão, F.; Melaré, D. (2012). Estilos de aprendizagem: uso do virtual por alunos do ensino superior. Learning Style Review. Revista de estilos de aprendizagem. ISSN 1988-8996, p. 184-1951988-8996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:48.286437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
title |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior Miranda, Luísa Estilos de aprendizagem Estilos de uso do espaço virtual TIC |
title_short |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
title_full |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
title_sort |
Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior |
author |
Miranda, Luísa |
author_facet |
Miranda, Luísa Morais, Carlos Goulão, Fátima Melaré, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Carlos Goulão, Fátima Melaré, Daniela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Luísa Morais, Carlos Goulão, Fátima Melaré, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem Estilos de uso do espaço virtual TIC |
topic |
Estilos de aprendizagem Estilos de uso do espaço virtual TIC |
description |
As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) em especial a Internet trouxe novas formas de viver o ensino e a aprendizagem, presencial ou a distância. Considerando que o ensino e a aprendizagem devem ser centrados no aluno e que estão cada vez mais inseridos no mundo das tecnologias, é necessário a identificação dos estilos de uso do espaço virtual e desenvolver estratégias que tenham em conta esses estilos. Com esta reflexão se avaliará a relação entre o ensino presencial e a distância de uma amostra de alunos de ensino superior. Sobre os resultados obtidos a maioria dos sujeitos utilizada a internet todos os dias a mais de cinco anos principalmente para a busca de informação e o estilo de uso do espaço virtual predominante é o estilo participativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-02-21T13:56:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/8129 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/8129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Goulão, F.; Melaré, D. (2012). Estilos de aprendizagem: uso do virtual por alunos do ensino superior. Learning Style Review. Revista de estilos de aprendizagem. ISSN 1988-8996, p. 184-195 1988-8996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNED |
publisher.none.fl_str_mv |
UNED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135223115415552 |