Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2052 |
Resumo: | As diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual. |
id |
RCAP_551a9d59fe1222aa7cd2d17ddecc50c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?Espaço virtualEstilos de aprendizagemEnsino e aprendizagemTecnologias e educaçãoAs diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.UFGRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré Vieira2012-02-28T14:06:08Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2052porBarros, Daniela Melaré Vieira - Estilos de uso do espaço virtual : como se aprende e se ensina no virtual?. "Revista Inter - Ação" [Em linha] . ISSN 0101-7136 (Print) 1981-8416 (Online). Vol. 34, nº 1 (2009), p. 51-741981-8416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:07Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:35.550821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
title |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
spellingShingle |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? Barros, Daniela Melaré Vieira Espaço virtual Estilos de aprendizagem Ensino e aprendizagem Tecnologias e educação |
title_short |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
title_full |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
title_fullStr |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
title_full_unstemmed |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
title_sort |
Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço virtual Estilos de aprendizagem Ensino e aprendizagem Tecnologias e educação |
topic |
Espaço virtual Estilos de aprendizagem Ensino e aprendizagem Tecnologias e educação |
description |
As diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2012-02-28T14:06:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2052 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira - Estilos de uso do espaço virtual : como se aprende e se ensina no virtual?. "Revista Inter - Ação" [Em linha] . ISSN 0101-7136 (Print) 1981-8416 (Online). Vol. 34, nº 1 (2009), p. 51-74 1981-8416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFG |
publisher.none.fl_str_mv |
UFG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135003569815552 |