REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin, Claudete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Beatriz Cestari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.7365
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A pesquisa foi realizada em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, cabe registrar que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado
id RCAP_9071f79be8a7df8cee4627decf5e8b08
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASILArtigosEste artigo apresenta uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A pesquisa foi realizada em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, cabe registrar que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordadoEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.7365por1646-2335Cargnin, ClaudeteDias, Beatriz Cestariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:27Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:50.843236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
title REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
Cargnin, Claudete
Artigos
title_short REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
title_full REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
title_sort REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
author Cargnin, Claudete
author_facet Cargnin, Claudete
Dias, Beatriz Cestari
author_role author
author2 Dias, Beatriz Cestari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnin, Claudete
Dias, Beatriz Cestari
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A pesquisa foi realizada em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, cabe registrar que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.7365
url https://doi.org/10.25755/int.7365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949464621056