REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.7365 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A pesquisa foi realizada em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, cabe registrar que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado |
id |
RCAP_9071f79be8a7df8cee4627decf5e8b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASILArtigosEste artigo apresenta uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A pesquisa foi realizada em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, cabe registrar que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordadoEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.7365por1646-2335Cargnin, ClaudeteDias, Beatriz Cestariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:27Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:50.843236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
title |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL Cargnin, Claudete Artigos |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL |
author |
Cargnin, Claudete |
author_facet |
Cargnin, Claudete Dias, Beatriz Cestari |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Beatriz Cestari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cargnin, Claudete Dias, Beatriz Cestari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A pesquisa foi realizada em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, cabe registrar que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.7365 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.7365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949464621056 |