O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6334
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.
id RCAP_9078829ee5115e67311ffc8a84ed66e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana ManjericãoReforço positivoMotivaçãoDança modernaAutoestimaPedagogiaPositive reinforcementMotivationModern dancePedagogySelf-esteemRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.As nossas linhas orientadoras para o estágio com o 1º ano do ensino vocacional, na disciplina de técnica de dança, na Escola de Dança Ana Manjericão (EDAM) visaram reforçar e consolidar as competências técnico-artísticas no âmbito da dança moderna, de acordo com os objetivos propostos pelo método da ISTD e pela própria escola, com recurso a uma estratégia pedagógica de motivação, reforço positivo e relação pedagógica não autoritária, promovendo desta forma um bom ambiente de trabalho, propício à aprendizagem. Para além da consolidação das competências técnico-artísticas, foi nosso objetivo avaliar se, com a nossa estratégia de intervenção e/ou de lecionação, seria possível haver repercussões ao nível da autoestima a muito curto prazo, considerando apenas o tempo de estágio permitido no âmbito do mestrado. Procedeu-se ainda à recolha de dados sobre a opinião, da amostra em questão, no que diz respeito aos fatores considerados como motivadores assim como as principais características de um professor imaginado como “ideal” com o intuito de adequar estratégias pedagógicas. O método de recolha de dados foi misto, qualitativo e quantitativo. Os instrumentos de medida qualitativos incluíram grelhas de observação (geral e específica) e questionários sob a forma de perguntas escritas abertas (opinião da amostra), assim como diários de bordo (utilizados não meramente para a planificação de aulas, como também para recolher dados qualitativos com o intuito de adequar estratégias, indo ao encontro do propósito e lógica da investigação-ação) Os instrumentos de medida quantitativos utilizados foram dois questionários validados, ambos traduzidos e adaptados para a realidade da nossa amostra no âmbito do estudo. Foram eles, um questionário sobre a autoestima e outro sobre a motivação. Como reflexão final e em jeito de conclusão, procurou-se relacionar o programa de moderno da ISTD com outras técnicas de dança moderna e contemporânea, fazendo ainda sugestões para outros estudos futuros.ABSTRACT - Our guidelines for our professional internship with the 1st year of vocational education, regarding the subject of dance technique, at Dance School Ana Manjericão (EDAM), aimed at strengthening and consolidating the technical and artistic skills in the context of modern dance, according to the objectives proposed by the ISTD method and by the school, using a motivational pedagogical strategy, positive reinforcement and a non authoritarian pedagogical relationship, thus promoting a good working environment conducive to learning. In addition to the consolidation of technical and artistic skills, it sets out to assess whether, with our intervention strategy and/or teaching, there could be repercussions in terms of self-esteem in a very short term, considering only the permitted time of our internship whilst undergoing our masters degree. We also proceeded to the collection of data on the opinion, of our sample of population in question, regarding factors considered to be motivators as well as the main features of a teacher considered as "ideal". The data collection method was mixed, qualitative and quantitative. The qualitative measurement instruments included were observation grids (general and specific) and questionnaires in the form of open written questions (in order to obtain the samples opinion), as well as logbooks (used not merely for planning lessons but also to collect qualitative data in order to tailor strategies to suit the purpose and logic of our action-research). The quantitative measuring instruments used were two validated questionnaires, both translated and adapted to the reality of our sample under study. They were a questionnaire on self-esteem and another on motivation. As a final thought and in conclusion, we attempted to relate the ISTD modern program with other modern and contemporary dance techniques, as well as suggestions for other future studies.Graça, CristinaRCIPLMarques, Paula2016-07-28T14:56:38Z2015-12-102015-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6334TID:201001624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:29.125581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
title O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
spellingShingle O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
Marques, Paula
Reforço positivo
Motivação
Dança moderna
Autoestima
Pedagogia
Positive reinforcement
Motivation
Modern dance
Pedagogy
Self-esteem
title_short O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
title_full O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
title_fullStr O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
title_full_unstemmed O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
title_sort O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana Manjericão
author Marques, Paula
author_facet Marques, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Reforço positivo
Motivação
Dança moderna
Autoestima
Pedagogia
Positive reinforcement
Motivation
Modern dance
Pedagogy
Self-esteem
topic Reforço positivo
Motivação
Dança moderna
Autoestima
Pedagogia
Positive reinforcement
Motivation
Modern dance
Pedagogy
Self-esteem
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2015-12-10T00:00:00Z
2016-07-28T14:56:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6334
TID:201001624
url http://hdl.handle.net/10400.21/6334
identifier_str_mv TID:201001624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414048137216