A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rafaela Carla Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3748
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_1369c8da95c9c94eb892970d281b11b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório NacionalEducação positivaTécnica de dança clássicaMotivaçãoEstratégia pedagógicaPositive educationClassical dance techniqueMotivationPedagogical strategyRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente relatório final de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e descreve e reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, enquadrada na disciplina de Técnica de Dança Clássica na turma do 3º Ano B da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Neste estágio pretendeu-se, como objetivo principal, apurar as teorias da Educação Positiva para posteriormente poder aplica-las em contexto vocacional, assim como noutras situações educativas e de forma a contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, tendo como princípios as atitudes de respeito mútuo e a cooperação, através do encorajamento, reforço positivo e compreensão aliados à firmeza. A “necessidade de iniciar uma nova era em que se respire positividade e êxito, se construam e se partilhem histórias bem conseguidas, e se criem maneiras de cada um se embrenhar nos pequenos-grandes sucessos de cada dia” (Neto, Marujo, & Perloiro, 1999, p.14) foi a motivação primordial para a escolha deste tema. O estágio desenvolveu-se em quatro fases distintas mas complementares entre si: 1) Fase de observação estruturada; 2) Fase de Participação Acompanhada; 3) Fase de Lecionação; 4) Fase de Colaboração em atividades realizadas pela escola cooperante. Todas as fases foram desenvolvidas tendo sempre em conta os objetivos inicialmente delineados e que nos propusemos atingir. Durante o estágio, pudemos desenvolver várias competências técnicas a nível da planificação, análise, observação, comunicação e de reflexão e tivemos a oportunidade de poder experimentar diferentes metodologias pedagógicas e desenvolver capacidades, atitudes e valores em contexto de ensino vocacional. Assim, a produção deste relatório, e através de uma metodologia de investigação-ação, repercute-se uma análise do trabalho desenvolvido da implementação da Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica e desta forma, permitindo construir estratégias de intervenção pedagógica e de soluções educativas para que as alunas possam, hoje e no futuro, alcançar um melhor desempenho nas aulas.ABSTRACT - This final report stage arises under the Master course in Teaching Dance , the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa and describes and reflects all activities and pedagogical intervention in the school community , framed in the discipline of Classical Dance Technique 3rd in class B Year of the Escola de Dança do Conservatório Nacional. At this stage it was intended as the primary objective, to investigate theories of Positive Education subsequently able to apply them in the context of artistic vocations, as well as other educational situations and to contribute in the development of teaching and learning, with the principles of attitudes mutual respect and cooperation, through encouragement, positive reinforcement and understanding coupled with firmness. "Need to start a new era in which it breathes positivity and success, build up and share stories and achieved, and create ways for each of us to venture into small - big hits of the day " ( Neto, Marujo, & Perloiro 1999 , p.14 ) was the prime motivation for choosing this theme. The stage was developed in four distinct phases but complementary to each other : 1) Phase structured observation; 2) Phase Participation Accompanied; 3) Phase Teaching; 4) Stage Collaboration in cooperative activities undertaken by the school. All phases were developed taking into account the objectives initially set and we set ourselves to achieve. During the internship, we develop various technical skills with the planning, analysis, observation, communication and reflection and we had the chance to experience different teaching methodologies and to develop skills, attitudes and values in the context of vocational education. Thus, the production of this report, and through a methodology of action research, reflected by an analysis of the work of implementing the Positive Education applied to Classical Dance Technique and thus allowing to build strategies for educational intervention and education solutions so that students can, today and in the future, achieve better performance in class.Amorim, VeraRCIPLGomes, Rafaela Carla Rodrigues2014-08-08T10:08:13Z2013-11-282013-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3748TID:201920530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:19.028268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Gomes, Rafaela Carla Rodrigues
Educação positiva
Técnica de dança clássica
Motivação
Estratégia pedagógica
Positive education
Classical dance technique
Motivation
Pedagogical strategy
title_short A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_sort A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
author Gomes, Rafaela Carla Rodrigues
author_facet Gomes, Rafaela Carla Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rafaela Carla Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação positiva
Técnica de dança clássica
Motivação
Estratégia pedagógica
Positive education
Classical dance technique
Motivation
Pedagogical strategy
topic Educação positiva
Técnica de dança clássica
Motivação
Estratégia pedagógica
Positive education
Classical dance technique
Motivation
Pedagogical strategy
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-28
2013-11-28T00:00:00Z
2014-08-08T10:08:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3748
TID:201920530
url http://hdl.handle.net/10400.21/3748
identifier_str_mv TID:201920530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389877411840