A RELAÇÃO ENTRE A AUTOEFICÁCIA E A SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99343 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
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A RELAÇÃO ENTRE A AUTOEFICÁCIA E A SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURATHE RELATIONSHIP BETWEEN SELF-EFFICACY AND BURNOUT SYNDROME AMONG TEACHERS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEWprofessoresburnoutautoeficáciarevisão sistemáticateachersburnoutself-efficacysystematic reviewDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO burnout é uma síndrome cada vez mais presente no exercício de várias profissões, particularmente naquelas que requerem interação humanas constantes. O presente estudo tem como objetivo examinar a relação entre a perceção de autoeficácia sentida pelos professores e a síndrome de burnout. Pesquisaram-se artigos relevantes em três bases de dados online (ProQuest, Ovid e SocIndex) usando termos de busca com três núcleos terminológicos específicos: (1) ocupação (teacher, professor, educator); (2) estado emocional/físico (burnout, emotional exhaushtion, fatigue, stress); e, (3) sentimentos (self-efficacy, competence perceptions). A pesquisa foi restringida a artigos publicados nos últimos 20 anos. Não foram aplicadas restrições quanto à língua, sendo os idiomas mais frequentes o inglês e o espanhol. Critérios de inclusão e exclusão foram aplicados em duas fases, selecionando os artigos mais pertinentes para o objetivo do estudo. Aplicados os critérios de elegibilidade, dos 878 artigos recuperados, 16 atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram extraídos e avaliados por dois avaliadores independentes. Constatou-se, como se esperava, uma correlação negativa entre os níveis de autoeficácia e os níveis de burnout. Os resultados também indicaram a possibilidade de utilizar as crenças de autoeficácia como ferramenta de prevenção e tratamento do burnout. Para além destas descobertas, foram ainda analisadas outras variáveis que influenciam, de alguma maneira, a relação entre a autoeficácia e o burnout, nomeadamente o género (masculino ou feminino) dos professores e a instituição onde trabalham (privada ou pública).Burnout is an increasing syndrome in the exercise of various professions nowadays, particularly in those that require constant interpersonal interactions. The present study aims to survey the relationship between self-efficacy perceptions and burnout syndrome among teachers. We searched across three online databases (ProQuest, Ovid and SocIndex) for relevant articles, using search terms with three terminology cores: (1) profession (teacher, professor, educator); (2) emotional and physical state (burnout, emotional exhaustion, fatigue, stress); and (3) feelings (self-efficacy, competence perceptions). We restricted the research to articles published in the last 20 years. There were no restrictions when it comes to the language of the articles. The most frequent idioms found were English and Spanish. Inclusion and exclusion criteria were applied in two different phases to select the most relevant articles for the purpose of the study. After the eligibility criteria had been applied, of 878 retrieved articles, 16 met the inclusion criteria. Data were extracted and assessed by two independent raters. As expected, a negative correlation was found between self-efficacy and burnout levels. The results also indicated the possibility of using self-efficacy beliefs as a burnout prevention and treatment tool. In addition to the previous findings, different variables that influence the relationship between self-efficacy and burnout were also analyzed. Namely the gender of the teachers (male or female) and the institution where they work (private or public schools).2021-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99343http://hdl.handle.net/10316/99343TID:202963659porSantos, Liliana Isabel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:40:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.736805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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