A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Rafael Neto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8882
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_907c7e0072b80a65cdb006d97ef968e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompeteTrompeteCompetências técnico-mecânicasBuzzingVibração de lábiosVibração com bocalTrumpetTechnical and mechanical skillsFree buzzingMouthpiece buzzingRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - Prática Pedagogia - Este trabalho tem como finalidade a descrição e a caracterização de todas as etapas da prática pedagógica (adiante designada por estágio), realizada no Conservatório de Música de Cascais (CMC), no ano letivo de 2015/2016. Em primeiro lugar, será feito um enquadramento histórico do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, serão apresentadas algumas práticas educativas desenvolvidas, nomeadamente ao nível de rotinas diárias de exercícios fundamentais do estudo do trompete. O presente relatório incidirá sobre o trabalho desenvolvido com três alunos de diferentes níveis de ensino. Estes serão analisados ao nível de desempenho demonstrado ao nível das competências motoras, auditivas e expressivas. Os recursos utilizados foram gravações, planos de aulas e planificações anuais. Por último, será feita uma análise crítica da atividade docente, onde serão analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos, finalizando com uma conclusão de toda a parte pedagógica.Resumo II - Investigação - Após a apresentação e elucidação da Prática Pedagógica, será descrito o processo do projeto de investigação. Este dirá respeito à definição da importância que a execução de buzzing tem no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas necessárias á obtenção da proficiência no trompete. No contexto internacional do ensino do trompete não existe coerência quanto ao papel desempenhado pelo buzzing na aquisição de competências, verificando-se ser uma prática aclamada por uns e desconsiderada por outros. Perante esta observação, e com intuito de desmitificar a controvérsia existente, recorreu-se ao conhecimento dos docentes de trompete em Portugal de forma a obter-se uma ação pedagógica mais assertiva em relação á temática em questão. Nesta secção do relatório, apresentar-se-á uma breve descrição geral do projeto de investigação, seguidamente, na revisão da literatura será caracterizada a temática em estudo, contextualizando as várias ações/ intervenções pedagógicas que investigadores e pedagogos praticam em relação à execução de vibração de lábios e vibração com bocal. Na parte da metodologia, serão apresentadas as etapas da investigação, nomeadamente a conceção e implementação do inquérito por questionário autoadministrado. Na última parte, serão expostos os resultados dos dados obtidos no inquérito. Por fim, serão apresentadas as conclusões e considerações finais onde se constituirá uma reflexão sobre os resultados encontrados.Abstract I - Teaching -This work aims at the description and characterization of all the steps of the pedagogic practice (later designated as internship), held in Conservatório de Música de Cascais (CMC) in the academic year of 2015/2016. First, a historical framing of the educational establishment where the teaching was held will be made, then, some developed educational practices will be presented, particularly in terms of daily routines of fundamental exercises to the study of trumpet. This report will focus on the work with three students from different levels of education. Their performance will be evaluated, especially on their motor, expressive and hearing competence. The resources used were recordings, class plans and annual plans. Finally, a critical analysis of the teaching performance will be made. In order to do so, the positive and negative aspects will be analyzed and discussed, ending with a conclusion of the whole pedagogic part.Abstract II – Research - After the presentation and elucidation of the Pedagogic Practice, the process of the research project will be described. This will concern the definition of the importance that buzzing has on the development of technical and mechanical skills required to obtain the proficiency on trumpet. On the international context to the teaching of trumpet there is no coherence in the role played by buzzing in acquiring skills, being seen as a practice used by some and unconsidered by others. Given this observation, and aiming to demystify the existing controversy, the knowledge of the Portuguese trumpet teachers was used in order to get an assertive pedagogic action, related to the theme in question. On this section of the report will presented a brief overview of the research project, then, on the literature review, the theme in study will be characterized, contextualizing the several actions/pedagogic interventions that researchers and educators practice relating to the implementation of free buzzing and mouth piece buzzing. Regarding the methodology, the steps of research will be presented, namely the making and implementation of the self-administered survey. The last part will consist on the presentation of the results obtained in the survey. The conclusions and final considerations that will include a reflection on the obtained results are going to be presented in the end.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBurt, DavidFialho, MiguelRCIPLSantos, Pedro Rafael Neto2018-09-26T14:13:41Z2016-082016-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8882TID:201958066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:34.804904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
title A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
spellingShingle A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
Santos, Pedro Rafael Neto
Trompete
Competências técnico-mecânicas
Buzzing
Vibração de lábios
Vibração com bocal
Trumpet
Technical and mechanical skills
Free buzzing
Mouthpiece buzzing
title_short A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
title_full A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
title_fullStr A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
title_full_unstemmed A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
title_sort A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompete
author Santos, Pedro Rafael Neto
author_facet Santos, Pedro Rafael Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burt, David
Fialho, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Rafael Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Trompete
Competências técnico-mecânicas
Buzzing
Vibração de lábios
Vibração com bocal
Trumpet
Technical and mechanical skills
Free buzzing
Mouthpiece buzzing
topic Trompete
Competências técnico-mecânicas
Buzzing
Vibração de lábios
Vibração com bocal
Trumpet
Technical and mechanical skills
Free buzzing
Mouthpiece buzzing
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2016-08-01T00:00:00Z
2018-09-26T14:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8882
TID:201958066
url http://hdl.handle.net/10400.21/8882
identifier_str_mv TID:201958066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133438638292992