Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire, Jacqueline Cunha, Assunção, Mariza Felippe, Maia, Ila Beatriz Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83629
Resumo: Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.
id RCAP_9087292c86c60181e6e5de89a48b473e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, AmazôniaCritical educational dialogue in the context of globalization: knowledge of quilombola education on the islands of Abaetetuba, AmazoniaDiálogo educativo crítico en el contexto de la globalización: conocimiento de la educación quilombola en las islas de Abaetetuba, AmazoniaEscola quilombolaDesterritorializaçãoIdentidadeCurrículoGlobalizaçãoQuilombola schoolGlobalizationCurriculumDesterritorializationIdentityEscuela quilombolaIdentidadCurrículoGlobalizaciónDesterritorializaciónCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteEducação de qualidadeAborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.This article deals with the quilombola school in a community situated on the islands of Abaetetuba, Amazonia, from a theoretical-conceptual discussion of globalization and postcolonial or decolonial theories and a methodology of a case study, from a roundtable discussion that brought together different actors from the educational community. The voices of these actors, as well as the observation of cultural spaces, are a starting point to situate the context of the remaining quilombo communities and their current challenges in the face of a logic of uniformity that has contributed to the loss of identity of these spaces of formation through their knowledge, practices, and traditions.El presente artículo trata de la escuela quilombola en una comunidad situada en las islas de Abaetetuba, Amazonia, a partir de un debate teórico-conceptual sobre la globalización y las teorías postcoloniales o decoloniales y de la metodología de un estudio de caso, desde una mesa de conversación que reunió a diferentes actores de la comunidad educativa. Las voces de estos actores, así como la observación de los espacios culturales, son un punto de partida para situar el contexto de las restantes comunidades quilombolas y sus actuales desafíos, ante una lógica de uniformidad que ha contribuido a la pérdida de identidad de estos espacios de formación a través de sus conocimientos, prácticas y tradiciones.Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.04489.BD)Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoPacheco, José AugustoFreire, Jacqueline CunhaAssunção, Mariza FelippeMaia, Ila Beatriz Silva2022-03-302022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83629porPacheco, J. A., Freire, J. C., Assunção, M. F., & Maia, I. B. (2022). Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia. Revista e-Curriculum, 20 (1), 98-216. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-2161809-387610.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54854info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:18.403667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
Critical educational dialogue in the context of globalization: knowledge of quilombola education on the islands of Abaetetuba, Amazonia
Diálogo educativo crítico en el contexto de la globalización: conocimiento de la educación quilombola en las islas de Abaetetuba, Amazonia
title Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
spellingShingle Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
Pacheco, José Augusto
Escola quilombola
Desterritorialização
Identidade
Currículo
Globalização
Quilombola school
Globalization
Curriculum
Desterritorialization
Identity
Escuela quilombola
Identidad
Currículo
Globalización
Desterritorialización
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Educação de qualidade
title_short Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
title_full Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
title_fullStr Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
title_full_unstemmed Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
title_sort Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
Freire, Jacqueline Cunha
Assunção, Mariza Felippe
Maia, Ila Beatriz Silva
author_role author
author2 Freire, Jacqueline Cunha
Assunção, Mariza Felippe
Maia, Ila Beatriz Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Freire, Jacqueline Cunha
Assunção, Mariza Felippe
Maia, Ila Beatriz Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escola quilombola
Desterritorialização
Identidade
Currículo
Globalização
Quilombola school
Globalization
Curriculum
Desterritorialization
Identity
Escuela quilombola
Identidad
Currículo
Globalización
Desterritorialización
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Educação de qualidade
topic Escola quilombola
Desterritorialização
Identidade
Currículo
Globalização
Quilombola school
Globalization
Curriculum
Desterritorialization
Identity
Escuela quilombola
Identidad
Currículo
Globalización
Desterritorialización
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Educação de qualidade
description Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
2022-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83629
url https://hdl.handle.net/1822/83629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pacheco, J. A., Freire, J. C., Assunção, M. F., & Maia, I. B. (2022). Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia. Revista e-Curriculum, 20 (1), 98-216. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216
1809-3876
10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133060484038656