Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/83629 |
Resumo: | Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições. |
id |
RCAP_9087292c86c60181e6e5de89a48b473e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, AmazôniaCritical educational dialogue in the context of globalization: knowledge of quilombola education on the islands of Abaetetuba, AmazoniaDiálogo educativo crítico en el contexto de la globalización: conocimiento de la educación quilombola en las islas de Abaetetuba, AmazoniaEscola quilombolaDesterritorializaçãoIdentidadeCurrículoGlobalizaçãoQuilombola schoolGlobalizationCurriculumDesterritorializationIdentityEscuela quilombolaIdentidadCurrículoGlobalizaciónDesterritorializaciónCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteEducação de qualidadeAborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.This article deals with the quilombola school in a community situated on the islands of Abaetetuba, Amazonia, from a theoretical-conceptual discussion of globalization and postcolonial or decolonial theories and a methodology of a case study, from a roundtable discussion that brought together different actors from the educational community. The voices of these actors, as well as the observation of cultural spaces, are a starting point to situate the context of the remaining quilombo communities and their current challenges in the face of a logic of uniformity that has contributed to the loss of identity of these spaces of formation through their knowledge, practices, and traditions.El presente artículo trata de la escuela quilombola en una comunidad situada en las islas de Abaetetuba, Amazonia, a partir de un debate teórico-conceptual sobre la globalización y las teorías postcoloniales o decoloniales y de la metodología de un estudio de caso, desde una mesa de conversación que reunió a diferentes actores de la comunidad educativa. Las voces de estos actores, así como la observación de los espacios culturales, son un punto de partida para situar el contexto de las restantes comunidades quilombolas y sus actuales desafíos, ante una lógica de uniformidad que ha contribuido a la pérdida de identidad de estos espacios de formación a través de sus conocimientos, prácticas y tradiciones.Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.04489.BD)Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoPacheco, José AugustoFreire, Jacqueline CunhaAssunção, Mariza FelippeMaia, Ila Beatriz Silva2022-03-302022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83629porPacheco, J. A., Freire, J. C., Assunção, M. F., & Maia, I. B. (2022). Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia. Revista e-Curriculum, 20 (1), 98-216. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-2161809-387610.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54854info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:18.403667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia Critical educational dialogue in the context of globalization: knowledge of quilombola education on the islands of Abaetetuba, Amazonia Diálogo educativo crítico en el contexto de la globalización: conocimiento de la educación quilombola en las islas de Abaetetuba, Amazonia |
title |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia |
spellingShingle |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia Pacheco, José Augusto Escola quilombola Desterritorialização Identidade Currículo Globalização Quilombola school Globalization Curriculum Desterritorialization Identity Escuela quilombola Identidad Currículo Globalización Desterritorialización Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Educação de qualidade |
title_short |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia |
title_full |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia |
title_fullStr |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia |
title_full_unstemmed |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia |
title_sort |
Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto Freire, Jacqueline Cunha Assunção, Mariza Felippe Maia, Ila Beatriz Silva |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Jacqueline Cunha Assunção, Mariza Felippe Maia, Ila Beatriz Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto Freire, Jacqueline Cunha Assunção, Mariza Felippe Maia, Ila Beatriz Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola quilombola Desterritorialização Identidade Currículo Globalização Quilombola school Globalization Curriculum Desterritorialization Identity Escuela quilombola Identidad Currículo Globalización Desterritorialización Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Educação de qualidade |
topic |
Escola quilombola Desterritorialização Identidade Currículo Globalização Quilombola school Globalization Curriculum Desterritorialization Identity Escuela quilombola Identidad Currículo Globalización Desterritorialización Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Educação de qualidade |
description |
Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 2022-03-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/83629 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/83629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pacheco, J. A., Freire, J. C., Assunção, M. F., & Maia, I. B. (2022). Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia. Revista e-Curriculum, 20 (1), 98-216. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216 1809-3876 10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216 https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133060484038656 |