Brincar e aprender no recreio da minha escola : um projeto de intervenção no contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marta Raquel da Cunha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1363
Resumo: No âmbito da prática profissional realizada no Jardim-de-infância do Agrupamento de Escolas da Abelheira, de Viana do Castelo, foi desenvolvido um projecto de intervenção que visou o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio. O principal objectivo deste estudo foi analisar a influência desta intervenção no comportamento lúdico-motor das crianças. Para a concretização deste objectivo, optou-se por um estudo de natureza mista, privilegiando o método quantitativo. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Para a recolha dos dados utilizou-se uma observação estruturada sobre o comportamento lúdico-motor, uma entrevista sobre as preferências lúdicas, e por último o registo gráfico das crianças sobre o recreio antes e após a intervenção. Os resultados revelam que o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio fomentou nas crianças um comportamento activo e socializador. O jogo da pesca foi a actividade lúdica mais explorada pelas crianças. Os resultados sugerem uma diferenciação de géneros quanto às actividades, as meninas preferiram o jogo da pesca (22%), da macaca (22%), na tábua “equilíbrio na rocha” (19%) e no caracol (15%), e os meninos privilegiaram nos jogos da pesca (19%), do caracol (19%), a boca da baleia (12%) e a tábua “agarra o peixe” (12%). Os registos gráficos apontam que as crianças mudaram a sua percepção funcional e estética do espaço de recreio após a intervenção. O elemento mais representado nesses registos gráficos foi o jogo da pesca, o que demonstra o impacto lúdico que este jogo teve junto das crianças. Sucintamente, conclui-se que a intervenção fomentou o jogo de actividade física, o jogo social e jogo simbólico.
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