Brincar e aprender no recreio da minha escola : um projeto de intervenção no contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1363 |
Resumo: | No âmbito da prática profissional realizada no Jardim-de-infância do Agrupamento de Escolas da Abelheira, de Viana do Castelo, foi desenvolvido um projecto de intervenção que visou o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio. O principal objectivo deste estudo foi analisar a influência desta intervenção no comportamento lúdico-motor das crianças. Para a concretização deste objectivo, optou-se por um estudo de natureza mista, privilegiando o método quantitativo. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Para a recolha dos dados utilizou-se uma observação estruturada sobre o comportamento lúdico-motor, uma entrevista sobre as preferências lúdicas, e por último o registo gráfico das crianças sobre o recreio antes e após a intervenção. Os resultados revelam que o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio fomentou nas crianças um comportamento activo e socializador. O jogo da pesca foi a actividade lúdica mais explorada pelas crianças. Os resultados sugerem uma diferenciação de géneros quanto às actividades, as meninas preferiram o jogo da pesca (22%), da macaca (22%), na tábua “equilíbrio na rocha” (19%) e no caracol (15%), e os meninos privilegiaram nos jogos da pesca (19%), do caracol (19%), a boca da baleia (12%) e a tábua “agarra o peixe” (12%). Os registos gráficos apontam que as crianças mudaram a sua percepção funcional e estética do espaço de recreio após a intervenção. O elemento mais representado nesses registos gráficos foi o jogo da pesca, o que demonstra o impacto lúdico que este jogo teve junto das crianças. Sucintamente, conclui-se que a intervenção fomentou o jogo de actividade física, o jogo social e jogo simbólico. |
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Brincar e aprender no recreio da minha escola : um projeto de intervenção no contexto pré-escolarCriança pré-escolarComportamento lúdico-motorRecreio escolarNo âmbito da prática profissional realizada no Jardim-de-infância do Agrupamento de Escolas da Abelheira, de Viana do Castelo, foi desenvolvido um projecto de intervenção que visou o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio. O principal objectivo deste estudo foi analisar a influência desta intervenção no comportamento lúdico-motor das crianças. Para a concretização deste objectivo, optou-se por um estudo de natureza mista, privilegiando o método quantitativo. Participaram no estudo vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Para a recolha dos dados utilizou-se uma observação estruturada sobre o comportamento lúdico-motor, uma entrevista sobre as preferências lúdicas, e por último o registo gráfico das crianças sobre o recreio antes e após a intervenção. Os resultados revelam que o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio fomentou nas crianças um comportamento activo e socializador. O jogo da pesca foi a actividade lúdica mais explorada pelas crianças. Os resultados sugerem uma diferenciação de géneros quanto às actividades, as meninas preferiram o jogo da pesca (22%), da macaca (22%), na tábua “equilíbrio na rocha” (19%) e no caracol (15%), e os meninos privilegiaram nos jogos da pesca (19%), do caracol (19%), a boca da baleia (12%) e a tábua “agarra o peixe” (12%). Os registos gráficos apontam que as crianças mudaram a sua percepção funcional e estética do espaço de recreio após a intervenção. O elemento mais representado nesses registos gráficos foi o jogo da pesca, o que demonstra o impacto lúdico que este jogo teve junto das crianças. Sucintamente, conclui-se que a intervenção fomentou o jogo de actividade física, o jogo social e jogo simbólico.Regarding to professional practice in Abelheira’s school group kindergarten, it was developed an intervention project aiming the enrichment of the recess school. This study was design to analyze the influence this intervention on the children’s recreational motor behavior. To accomplish this goal, it was applied a mixed methodology, predominantly quantitative. The sample was comprised of twenty children aged between three and six years. Data was collected through a structured observation of the recreational motor behavior, an interview regarding their recreational preferences and finally the graphic records of the children’s recreational motor behavior, before and after the intervention. The results indicated that the intervention contributed to an active motor behavior and socialization of the children. The recreational motor behavior activities most performed was the fishing game. The findings suggest a gender difference regarding the activities; the girls preferred the fishing game (22%), the monkey (22%), the balance in the board (19%) and the snail (15%). The boys preferred the fishing game (19%), the snail (19%), the whale’s mouth (12%) and the board “catching the fish” (12%). Through the children’s graphic records a change in perception of the aesthetic and functional playground afterwards was found. The fishing game was the most represented element in the graphic records. In short, it can be concluded that the intervention increased the physical activity play and the social play.2015-11-17T15:22:03Z2011-10-03T00:00:00Z2011-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1363porCoelho, Marta Raquel da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:24.700858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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