Comunidades de educação e inovação na sociedade digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2330 |
Resumo: | No presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede. |
id |
RCAP_908a5797793220e73126331c2ca7e93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2330 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digitalComunidades de inovaçãoMudança pedagógicaAndaimagem social e cognitivaPedagogia da participação e mediação colaborativaInnovation communitiesPedagogical changeSocial and cognitive scaffoldingPedagogy of participation and collaborative mediationNo presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede.In this paper we propose an approach of models and activities of participation and collaborative mediation in online education and innovation in the Digital Society, addressed to the pedagogical change in the scaffolding development of individual and collective social and cognitive representations of learning and knowledge communities. In this framework, we analyse the scaffolding development routes and also the receptiveness of the cultural landscapes and knowledge narratives, particularly of the blurring of boundaries between formal and informal education. This is namely through the pedagogy of participation in social and cognitive mediation practices, as a means for the development and sustainability of innovation processes. This study is thus a contribution to the development of thinking on the pedagogical change in emerging scenarios of online learning and education.Repositório AbertoDias, Paulo2013-01-17T11:39:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2330porDias, Paulo - Comunidades de educação e inovação na sociedade digital [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 5, Nº 2 (2012), p. 3-91646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:53.081530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
title |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
spellingShingle |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital Dias, Paulo Comunidades de inovação Mudança pedagógica Andaimagem social e cognitiva Pedagogia da participação e mediação colaborativa Innovation communities Pedagogical change Social and cognitive scaffolding Pedagogy of participation and collaborative mediation |
title_short |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
title_full |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
title_fullStr |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
title_full_unstemmed |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
title_sort |
Comunidades de educação e inovação na sociedade digital |
author |
Dias, Paulo |
author_facet |
Dias, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades de inovação Mudança pedagógica Andaimagem social e cognitiva Pedagogia da participação e mediação colaborativa Innovation communities Pedagogical change Social and cognitive scaffolding Pedagogy of participation and collaborative mediation |
topic |
Comunidades de inovação Mudança pedagógica Andaimagem social e cognitiva Pedagogia da participação e mediação colaborativa Innovation communities Pedagogical change Social and cognitive scaffolding Pedagogy of participation and collaborative mediation |
description |
No presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-17T11:39:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2330 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dias, Paulo - Comunidades de educação e inovação na sociedade digital [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 5, Nº 2 (2012), p. 3-9 1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135006584471552 |