Campanhas eleitorais no séc. XXI: novidade ou repetição?: o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, João Pedro Tavares da Ponte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14828
Resumo: Desde cedo a Internet, enquanto ferramenta de campanha eleitoral, foi um objeto de estudo por parte da comunidade científica. Porém, foi após a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos da América, em 2008, que ganhou ainda mais destaque. A forma como a campanha de Obama utilizou a Internet, e em particular as redes sociais, criou um novo paradigma naquilo que é o estudo das campanhas eleitorais, e, com isso, deu uma nova força ao estudo desta temática. É neste sentido que a presente investigação vem explorar a utilização da Internet em Portugal, mais especificamente nas campanhas eleitorais para as eleições legislativas portuguesas. Para tal, recorreu-se à análise de dados secundários, de forma a ser possível ter um melhor conhecimento dos meios utilizados nas campanhas eleitorais, aliado à realização de entrevistas a alguns deputados, para, assim, aprofundar outras questões como o uso das redes sociais por parte dos partidos. Em resultado do anterior, foi possível verificar que a Internet, apesar de ser utilizada pelos partidos, e num menor grau pelos candidatos a deputados individualmente, continua a ser um instrumento de segundo plano, uma vez que existe uma clara preferência pelos meios mais tradicionais, em que existe contacto direto com os eleitores. Todavia, também existem alguns pormenores positivos no que diz respeito ao uso das redes sociais para fins eleitorais.
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