A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.4000/cp.251 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/cp.251 |
Resumo: | A afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados. |
id |
RCAP_5c165327e14f521271ae9e83d9d8c698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008public relationsinternetpolitical campaignscommunitiesparticipationrelações públicasinternetcampanhas políticascomunidadesparticipaçãoA afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados.The introduction of the Internet and Web 2.0 in the social, economic and political contemporary societies has brought new challenges to the Communication theories and practices. This research aimed to evaluate the Internet contribution to the civic participation in political electoral campaigns, determining the role of Public Relations in this process, specifically the community-building field. We examined Barack Obama Presidential Campaign, in 2008 in the U.S. aiming to understand what were the global and specific factors involved in citizen participation and their contribution to the results achieved.Comunicação públicaEscola Superior de Comunicação Social2013-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.4000/cp.251https://doi.org/10.4000/cp.251URI:https://journals.openedition.org/cpreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://journals.openedition.org/cp/251urn:doi:10.4000/cp.251Oliveira, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-20T16:43:13Zoai:revues.org:cp/251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-20T16:43:13Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
title |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
spellingShingle |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 Oliveira, Carla public relations internet political campaigns communities participation relações públicas internet campanhas políticas comunidades participação Oliveira, Carla public relations internet political campaigns communities participation relações públicas internet campanhas políticas comunidades participação |
title_short |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
title_full |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
title_fullStr |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
title_full_unstemmed |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
title_sort |
A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008 |
author |
Oliveira, Carla |
author_facet |
Oliveira, Carla Oliveira, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
public relations internet political campaigns communities participation relações públicas internet campanhas políticas comunidades participação |
topic |
public relations internet political campaigns communities participation relações públicas internet campanhas políticas comunidades participação |
description |
A afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.4000/cp.251 https://doi.org/10.4000/cp.251 |
url |
https://doi.org/10.4000/cp.251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://journals.openedition.org/cp/251 urn:doi:10.4000/cp.251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comunicação pública Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Comunicação pública Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
URI:https://journals.openedition.org/cp reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181927385300992 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4000/cp.251 |