Estratégias de promoção da saúde mental em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo, Lénia Filomena Fraga Matias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5543
Resumo: Os problemas de saúde mental na adolescência são frequentes, podem afetar gravemente o desenvolvimento e a autonomia do futuro adulto, e a maior parte tende a desenvolver uma evolução crónica, com reflexões negativas e graves a nível familiar, educativo e social. A saúde mental dos jovens está profundamente ligada à organização familiar, mas por outro lado os jovens permanecem grande parte do seu tempo na escola. Objetivo: identificar quais são as estratégias mais eficazes de promoção da saúde mental em adolescentes, através de uma Revisão Sistemática da Literatura Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com base nas orientações do The Joanna Briggs Institute (2017). Foram selecionados estudos nas bases de dados: PubMed, Cochrane Library, CINAHL e Scopus, com publicação entre janeiro de 2013 e 31 Março de 2018. Os estudos encontrados foram posteriormente avaliados, tendo em consideração os critérios de inclusão. Resultados: Foram incluídos 2 estudos na presente revisão sistemática da literatura que mostraram evidências que as principais estratégias se baseiam no ambiente escolar e seguem uma abordagem positiva da saúde mental. É de realçar, também, a importância das plataformas digitais na promoção da saúde mental junto dos adolescentes. Assim, o enfermeiro e outros profissionais de saúde, devem considerar a escola como sendo o contexto por excelência onde vão realizar as suas intervenções de promoção de saúde mental junto da população adolescente. Apontaram ainda, 10 recomendações essenciais para reforçar a relevância das abordagens focadas na saúde mental positiva como uma importante ferramenta para a mudança positiva, através da melhoria do autoconhecimento, autoestima, autocontrolo e autoeficácia no desenvolvimento de competências interpessoais, resolução de problemas e estratégias de coping. Conclusão: A promoção da saúde mental é de extrema importância para de futuros adultos saudáveis pelo que a intervenção na adolescência é essencial. O enfermeiro assume aqui um papel de educador no sentido de promover estratégias que contribuam para a saúde mental do individuo, numa ótica da saúde e não apenas da doença.
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Foram selecionados estudos nas bases de dados: PubMed, Cochrane Library, CINAHL e Scopus, com publicação entre janeiro de 2013 e 31 Março de 2018. Os estudos encontrados foram posteriormente avaliados, tendo em consideração os critérios de inclusão. Resultados: Foram incluídos 2 estudos na presente revisão sistemática da literatura que mostraram evidências que as principais estratégias se baseiam no ambiente escolar e seguem uma abordagem positiva da saúde mental. É de realçar, também, a importância das plataformas digitais na promoção da saúde mental junto dos adolescentes. Assim, o enfermeiro e outros profissionais de saúde, devem considerar a escola como sendo o contexto por excelência onde vão realizar as suas intervenções de promoção de saúde mental junto da população adolescente. Apontaram ainda, 10 recomendações essenciais para reforçar a relevância das abordagens focadas na saúde mental positiva como uma importante ferramenta para a mudança positiva, através da melhoria do autoconhecimento, autoestima, autocontrolo e autoeficácia no desenvolvimento de competências interpessoais, resolução de problemas e estratégias de coping. Conclusão: A promoção da saúde mental é de extrema importância para de futuros adultos saudáveis pelo que a intervenção na adolescência é essencial. O enfermeiro assume aqui um papel de educador no sentido de promover estratégias que contribuam para a saúde mental do individuo, numa ótica da saúde e não apenas da doença.ABSTRACT Mental health problems in adolescence are frequent, can seriously affect the development and autonomy of the future adult, and most tend to develop a chronic evolution with negative and serious reflections at family, educational and social level. The mental health of young people is deeply linked to family organization, but on the other hand young people spend much of their time in school. Objective: to identify the most effective strategies for promoting mental health in adolescents, through a Systematic Review of Literature Methods: A systematic literature review was conducted, based on guidelines from The Joanna Briggs Institute (2017). We selected studies in the databases: PubMed, Cochrane Library, CINAHL and Scopus, with publication between January 2013 and March 31, 2018. The studies found were later evaluated, considering the inclusion criteria. Results: : Two studies were included in this systematic review of the literature that showed evidence that the main strategies are based on the school environment and follow a positive approach to mental health. It is also important to highlight the importance of digital platforms in promoting mental health among adolescents. Thus, nurses and other health professionals should consider the school as the context par excellence where they will carry out their interventions to promote mental health among the adolescent population. They also pointed out 10 essential recommendations to reinforce the relevance of positive mental health approaches as an important tool for positive change through improved self-knowledge, self-esteem, self-control and selfefficacy in developing interpersonal skills, problem solving, and coping strategies. Conclusion: The promotion of mental health is of utmost importance for future healthy adults, so intervention in adolescence is essential. The nurse assumes here a role of educator in the sense of promoting strategies that contribute to the mental health of the individual, from a health point of view, not just from illness.Bica, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCamelo, Lénia Filomena Fraga Matias2019-06-13T09:02:10Z2019-04-232018-052019-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5543TID:202243664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:10Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:53.332848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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