Leitura vs auto-conceito de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18770 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
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Leitura vs auto-conceito de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE)Auto-conceitoAuto-estimaLeituraMotivaçãoAtitudesSelf-conceptSelf-esteemReadingMotivationAttitude376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Esta investigação teve como principal objectivo implementar um programa de intervenção na área da leitura, que potencializasse o desenvolvimento das competências em leitura e promovesse o auto-conceito dos alunos que nele participassem. O Programa de Intervenção nas Dificuldades de Leitura (PIDL), adaptado de Linan-Thomson & Vaughn (2007) e PALS, foi desenvolvido em cinco escolas de primeiro Ciclo, com base na leitura da obra “O Aquário” de João Pedro Mésseder. Os 30 alunos, do terceiro ano de escolaridade, envolvidos no estudo, foram identificados com um perfil de dificuldades na leitura, sendo mais tarde subdivididos em dois grupos (Grupo Experimental e Grupo de Controlo). Os alunos do Grupo Experimental desenvolveram um programa de estimulação da leitura, três vezes por semana, durante dois meses. A recolha de dados fundamentou-se na aplicação de dois instrumentos: Escala de Auto-conceito “Piers-Harris 2 – Piers - Harris Self-Concept Scale” (Piers & Herzberg, 2002) e Teste de Avaliação das Competências em Leitura - Escala de Comportamento Escolar. Porto: Porto Editora (Correia,1983). Ambos os instrumentos foram aplicados em dois momentos (timing): pré e pós Programa de Intervenção nas Dificuldades na Leitura e pretendia-se verificar se os alunos evoluíram ou não nas suas competências em leitura, de um primeiro momento (situação de pré-teste), para um segundo momento (situação de pós-teste), traduzindo-se em alterações significativas nos níveis de auto-conceito dos mesmos alunos. Na apresentação dos resultados deste estudo quantitativo privilegiou-se uma abordagem estatística do tipo descritivo e inferencial. Os dados obtidos na presente investigação demonstraram que o Programa de Intervenção nas Dificuldades de Leitura trouxe benefícios em termos de aprendizagem da leitura e teve um impacto positivo no auto-conceito dos alunos, tendo-se verificado diferenças significativas, em termos estatísticos, entre os dois grupos em estudo.This research had as main objective the implementation of an intervention program related with the reading area, which could potentiate the development of reading skills and to promote the self-concept of students who would participate in it. The Reading Disabilities Intervention Program, adapted from Vaughn & Linan- Thomson (2007) and PALS was developed in five schools from the 1st cycle, based on the reading of "O Aquário" by João Pedro Mésseder. The 30 students from the 3rd grade involved in the study were identified with a profile of reading disabilities, and were later divided into two groups (Experimental Group and Control Group). Students in the experimental group developed a program to stimulate reading, three times a week for two months. Data collection was based on the application of two instruments: the Self-concept "Piers-Harris 2 - Piers - Harris Self-Concept Scale (Piers & Herzberg, 2002) and the Escala de Comportamento Escolar (Correia,1983). Both instruments were applied in two stages (timing): before and after the Intervention Program in Reading Disabilities and the goal was to analyze whether or not the students progressed in their reading skills, from a first moment (before the test) to a second moment (the post-test), and if that progress resulted in significant changes in the levels of self-concept of these students. To present the results of this quantitative study was privileged a statistical approach of descriptive and inferential type. The data obtained in this research showed that the Intervention Program in Reading Disabilities brought benefits concerning learning to read and had a positive impact on students' self-concept, in addition to significant differences in statistical terms between the two study groups.Correia, Luís de MirandaUniversidade do MinhoEsteves, Maria de Lurdes Moura20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:35.894742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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