Emoções, autoconceito, auto-estima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2326 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Educacional |
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Emoções, autoconceito, auto-estima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridadeEmoçõesAutoconceitoAuto-estimaEmotionsSelf-conceptSelf-esteemDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia EducacionalA disciplina de matemática é considerada de natureza difícil e emocionalmente muito intensa para os alunos, podendo estes experienciar emoções positivas ou negativas em relação a esta disciplina. Apesar da omnipresença das emoções em contexto educativo, são ainda relativamente raros os estudos que as analisem neste contexto. Assim sendo, este estudo tem como principal objectivo a identificação dos diversos tipos de emoções experienciadas pelos alunos, em relação à disciplina de matemática, nomeadamente em situação de aula e em situação de teste, em função do género dos alunos e do seu desempenho académico. O estudo procura igualmente analisar as relações das emoções com o autoconceito académico e a auto-estima. Participaram no estudo 214 alunos do 7º ano de escolaridade, que responderam à escala das emoções de realização (AEQ) e à escala do autoconceito e auto-estima. Os resultados obtidos no presente estudo, permitem afirmar que as emoções positivas, se encontram associadas ao desempenho académico positivo, à elevada auto-estima e ao alto autoconceito académico dos alunos, enquanto as emoções negativas se associam predominantemente ao desempenho académico negativo, à baixa auto-estima e ao baixo autoconceito académico dos alunos. Foi possível constatar que o género não introduz diferenças significativas no tipo de emoções vivenciadas. ------ ABSTRACT ------- Mathematics is usually considered as a difficult and emotionally very intense discipline for the pupils, where students experienced positive or negative emotions regarding this discipline. Despite the ubiquity of the emotions in educative context, studies that analyse them in this context still very rare. Thus, this study has main goal the identification of several types of emotions experienced by students, regarding the discipline of mathematics, namely in classroom and test situations, in function of gender and academic performance. This study also seeks to analyse the relationships between emotions and self-concept and self-esteem. Participated in the study 214 pupils from 7th grade, who answered to the Achievement Emotions Questionnaire (AEQ) and to the Scale of Self-concept and Self-esteem. Results allow us to state that positive emotions, are related to academic performance, to self-esteem and to the academic self-concept, whereas negative emotions are mainly negative academic performance, to low self-esteem and to low academic self-concept. Moreover, gender does not introduce significant differences in type of emotions, that pupils experienced.ISPA - Instituto UniversitárioPeixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPAGonçalves, Marlene Isabel dos Santos2013-07-16T17:10:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:16Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:19.117577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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