Intervenção do design no artesanato: aplicação aos produtos do IMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/7972 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Marketing (Opção Têxtil) |
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Intervenção do design no artesanato: aplicação aos produtos do IMA687.016:746746:687.016Dissertação de Mestrado em Design e Marketing (Opção Têxtil)O produto artesanal faz parte da herança cultural de uma região e pode ter um papel importante na criação de uma identidade própria. A sua produção exige um nível de instrução e especialização não muito elevado, mas tem a sua qualidade garantida pela genuinidade, memória e identidade. Esta característica confere ao produto artesanal a originalidade e romantismo que se perde na fabricação industrial. Para tornar este produto mais atractivo, logo rentável, sem nunca perder a sua expressão cultural, urge desenvolver parcerias entre artesão e designer, em que ambos cooperam com o objectivo de melhorar as produções artesanais, como uma das vias para a inovação no artesanato. É objectivo deste trabalho dar uma nova imagem ao IMA – Instituto Monsenhor Airosa, através de um novo conceito e novos produtos. Assim, o namoro do design com o artesanato foi implementado em novos produtos após um estudo de identidade e realidade social. Deu-se início ao trabalho com um levantamento da realidade do objecto em questão para melhor compreender o caminho a seguir. Foram estudados os métodos e intervenções a utilizar, assim como inserir e conjugar o design no artesanato. Foi proposto e criado um conjunto de novos produtos no contexto do Instituto onde a figura tradicional anda de mãos dadas com um design dos nossos tempos. Igualmente foi criada toda uma imagem própria de acompanhamento do produto como embalagem, papel de carta, catálogo, etiquetas, entre outros elementos, nunca descorando a autenticidade da arte artesanal mas sim dando-lhe um alento e um futuro promissor.Craftwork products are part of a regional cultural inheritance and can play an important role in creating its identity. Its production requires a level of instruction and specialty which is not extremely elevated, but guarantees quality, ingenuity, recognition and identity. These characteristics confer the originality and romanticism of craftwork products which is lost in industrial production. In order to make this product more attractive and profitable without losing its cultural expression, the development of partnerships between the craftsman and the designer in which both collaborate is required, with the objective to better the craft production. This, being one of the avenues for innovation in craftwork. The objective of this work is to give a new image to IMA – Instituto Monsenhor Airosa, through new concepts and new products. Thus, the courtship of design with craftwork was implemented in new products after a study of identity and social reality. This work, being the start of the raising reality of the object in question, to better understanding the path to take. Studies were made of methods in utilizing interventions such as; inserting and combining design with craftwork. A group of new products in context with the Institute, where today’s design would go hand in hand with the traditional form, was proposed and created. Equally, a totally suitable new image was created for accompanying products such as; packaging, stationary, catalogues, sales tickets, and other items, without tarnishing the authenticity of the art of craftsmanship, but yes, giving it an incitement of a promising future.Neves, Maria ManuelaDurand, Jean-YvesUniversidade do MinhoFerreira, Ângela Augusta de Sá2008-02-212008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/7972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:17.827940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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