Novas abordagens do processo criativo na aplicação da técnica do laser
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9080 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de conhecimento Têxtil) |
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Novas abordagens do processo criativo na aplicação da técnica do laser687.016Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de conhecimento Têxtil)Este estudo surge no âmbito da pesquisa sobre as potencialidades do processo criativo associado à tecnologia do Laser. O desenvolvimento dos produtos inovadores resultantes deste processo, enquanto solução encontrada, consistiu no objectivo pelo qual se delineou a matriz mentora do projecto o Design em toda a sua amplitude. A metodologia aplicada concentra-se essencialmente nas directrizes do Design aliado ao desenvolvimento de novos produtos, sem se dispersar no seu conceito e contextualização. O estudo materializado nos catálogos e protótipos desenvolvidos servem para perceber como o papel do Design cruza com uma diversidade de áreas multidisdisciplinares, que se tornaram imprescindíveis para a consistência técnica e científica deste. Todo o plano estratégico foca a importância da viabilidade e projecção futura do objecto de estudo, na medida em que se obtiveram resultados que vêm ao encontro da oportunidade criada e da consequente aplicabilidade no mercado. A configuração produtiva a ser alcançada é justificada através da combinação existente entre o Design Gráfico / Tecnologia inovadora Laser / Indústria Têxtil, do Vestuário e do Calçado.This study comes within the framework of the research on the potential of the creative process involved in the technology of the Laser. The development of innovative products resulting from this process, as a solution, was the purpose for which it out lined the matrix mentor of the project - the design in all its breadth. The methodology applied focuses mainly on the guidelines of Design ally in the development of new products, without having to disperse in its concept and context . The study materialised in catalogues and prototypes developed serve to understand how the role of Design crosses with a diversity of mult idisciplinares areas, which have become indispensable for scientific and technical consistency of this. The entire strategic plan focuses on the importance of the viability and future projection of the object of study, to the extent that the obtained results meet the established oportunity and the consequent applicability in the market. The productive configuration to be achieved is justified by the combination between the Graphic Design / Innovative technology - Laser / Textile, Clothing and Footwear Industry.Souto, A. PedroUniversidade do MinhoMartins, Tatiana Patrícia da Silva Pereira2008-10-162008-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:48.278288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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