O lúdico nas aprendizagens do Português : uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Catarina Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2544
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três partes: a primeira contém o enquadramento dos contextos educativos nos quais decorreram as intervenções e onde é feita a descrição do percurso realizado; a segunda parte aborda o tema em estudo e a última parte inclui uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O lúdico possui inúmeras vantagens para o desenvolvimento de várias competências, não só a nível cognitivo mas também social, constituindo uma dimensão fundamental, sobretudo na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este estudo aborda o lúdico e como este pode ser utilizado como recurso no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente na disciplina de Português. Surgiu, então, uma questão orientadora: De que forma é que o lúdico potencia as aprendizagens de Português, no 1.º Ciclo do Ensino Básico?, originando dois objetivos, ou seja, apresentar um conjunto de propostas didáticas com uma vertente lúdica, para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando-as nas aprendizagens do Português e analisar as tarefas apresentadas, mostrando de que forma incluem uma dimensão lúdica, permitindo, simultaneamente, aprender a Língua. Devido à pandemia provocada pelo Covid-19, não foi possível aplicar a proposta didática, pelo que será feita uma análise das tarefas apresentadas com base em categorias definidas a priori. Os resultados provaram que é possível articular a vertente lúdica no processo de ensino-aprendizagem com aprendizagens efetivas da disciplina de Português.
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