A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tempera, Tiago
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/113
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_90a3b14f4ab2188390516f1f8fbbaa5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantesFormação inicialEducação básicaGeometriaRaciocínio espacialClassificaçãoCongruênciaEquivalênciaSemelhançaPropriedades de figuras 2DSimetriaDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEste estudo pretende proporcionar contributos para a caracterização dos conhecimentos factuais e relacionais em geometria dos estudantes da licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação do centro do país, tendo em vista a melhoria da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e educadores de infância e, consequentemente, das práticas educativas na educação básica. Trata-se de um estudo exploratório que tem como objectivos orientadores (i) caracterizar o conhecimento em geometria dos estudantes no início do curso da licenciatura em Educação Básica, após um ano do curso e no último ano do curso; (ii) compreender que conhecimentos em geometria os estudantes possuem à entrada do ensino superior; e (iii) compreender o que as unidades curriculares da licenciatura acrescentam ao conhecimento em geometria dos estudantes. O estudo consistiu na criação, implementação e análise de resultados de um teste centrado nos conceitos essenciais para o ensino da geometria na educação básica, tendo sido aplicado aos estudantes de todos os anos do curso da licenciatura. A forma como o instrumento foi construído permitiu retirar informações válidas acerca dos conhecimentos dos estudantes ao nível do raciocínio espacial, classificação, congruência, equivalência / área, semelhança, propriedades de figuras 2D e simetria A abordagem metodológica mista adoptada, interligando as metodologias quantitativa e qualitativa, permitiu recolher um número elevado de dados e interpretar os resultados obtidos, enquadrando-os na realidade e contexto em que se inserem. Os resultados do estudo revelam que os estudantes possuem conhecimentos errados em diversas áreas da geometria, permitindo levantar hipóteses sobre a sua origem e soluções. Para além disso, é possível constatar que o seu conhecimento é limitado em algumas áreas da geometria elementar, podendo corresponder a concepções adquiridas na sua escolaridade. Através dos resultados obtidos nesta investigação observa-se que o tipo de conhecimentos em geometria destes estudantes não é linear, isto é, há diferenças nos níveis e tipos de conhecimento em diversas áreas da geometria e a formação inicial parece não estar a conseguir dar resposta às suas dificuldades. Em particular, a frequência de uma unidade curricular de geometria no curso parece não corresponder aos resultados esperados. Identifica-se, assim, uma necessidade de reflectir acerca da formação inicial, tendo em conta os conhecimentos e ideias generalizadas dos estudantes.Serrazina, Maria de LurdesLoureiro, CristinaRCIPLTempera, Tiago2011-09-16T11:15:07Z2010-112010-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:30.154199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
title A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
spellingShingle A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
Tempera, Tiago
Formação inicial
Educação básica
Geometria
Raciocínio espacial
Classificação
Congruência
Equivalência
Semelhança
Propriedades de figuras 2D
Simetria
title_short A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
title_full A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
title_fullStr A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
title_full_unstemmed A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
title_sort A geometria na formação inicial de professores: contributos para a caracterização dos estudantes
author Tempera, Tiago
author_facet Tempera, Tiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrazina, Maria de Lurdes
Loureiro, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tempera, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Educação básica
Geometria
Raciocínio espacial
Classificação
Congruência
Equivalência
Semelhança
Propriedades de figuras 2D
Simetria
topic Formação inicial
Educação básica
Geometria
Raciocínio espacial
Classificação
Congruência
Equivalência
Semelhança
Propriedades de figuras 2D
Simetria
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2010-11-01T00:00:00Z
2011-09-16T11:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/113
url http://hdl.handle.net/10400.21/113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133354862313472